O trabalho, levado à apreciação, representa a síntese de uma pesquisa, em andamento, na Escola Municipal Coronel Emílio Esteves dos Reis, pertencente à rede municipal de ensino de Juiz de Fora e localizada no Distrito de Humaitá, zona rural da cidade. Considerando-se a distância do centro da cidade e o fato de a localidade não contar com atrativos, sequer com artefatos culturais, o papel da escola se redimensiona, no sentido de ofertar aos seus alunos oportunidades e contatos com uma gama de elementos – culturais e de entretenimento, que contribuam para ampliar sua visão de mundo e reafirmar sua “(re)ex/sistência”. Partindo do projeto de incentivo à leitura: “Andarilhagens literárias: percepção, reflexão e ressignificação de sentidos” ganhou corpus, diante da detecção de graves defasagens na fluência leitora e no domínio da escrita dos discentes, em especial através das avaliações diagnósticas aplicadas pela Secretaria de Educação do município. Elegeram-se, pois, três escritores de vulto para desencadear o processo de resgate pelo gosto/desenvoltura literária e pelo aprimoramento na escrita: Monteiro Lobato (Educação Infantil e anos iniciais), Ziraldo e Antoine de Saint Exupéry (anos finais), apresentados, através de metodologias variadas, como: sala de aula invertida, leitura guiada, leitura compartilhada, musicalização das temáticas, recontos, dentre outros, numa perspectiva inter/transdisciplinar, acompanhados, inclusive, pela profissional de libras, resultando em experienciações curriculares propulsoras de novas performances didáticas, otimizando o processo de ensino e aprendizagem. A proposta se ampara, teoricamente, em Libâneo (2004), Rojo (2009), Soares (2015) e Moran (2004). No resgatar de memórias, emergem escrevivências de aspectos vitais do histórico local, delineando novas possibilidades de (re)escrita da História e destacando traços identitários, o que corrobora para o enriquecimento literário dos sujeitos e da própria comunidade escolar. Assim, subverte, ressignificando localmente para agir globalmente!