É uma premissa que a Pedagogia da Presença esteja presente em todas as ações de toda a equipe escolar, por meio de ações interativas e condutas afirmativas no cotidiano da comunidade escolar. A concretização desses valores se observa por meio do estabelecimento da relação de admiração, empatia, respeito e reciprocidade entre os alunos e os professores. O presente artigo objetiva pesquisar os impactos da Pedagogia da presença no contexto da escola integral, verificando como essa abordagem pode influenciar o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos estudantes, destacando os benefícios e desafios dessa prática pedagógica transformadora. A pesquisa foi realizada através de revisão de literatura, estudos qualitativos, com estudantes da terceira série, com seis professores e três gestores, na escola integral IEMA Pleno Vitória do Mearim, Maranhão, com coleta de dados, entrevistas e questionários e análise dos dados. A partir dos dados coletados, chegamos à conclusão de que, tanto professores quanto alunos entendem a importância da interação existente entre o afeto e o aprender, utilizando-se da Pedagogia da Presença como construtiva e positiva e da influência da mesma no processo ensino-aprendizagem. Através da Pedagogia da Presença, espera-se que o educador exerça uma presença constante no cotidiano dos alunos, levando-os a pensar em seu projeto de vida com responsabilidade e autonomia, desenvolvendo assim um olhar diferente em relação aos seus estudos e objetivos. Ao ser aplicada no contexto de escola integral, é notório que os impactos podem ser positivos, como o desenvolvimento socioemocional, envolvimento e motivação dos estudantes, redução da evasão escolar, melhora do desempenho acadêmico e promoção da construção de valores e cidadania.