OS IMPACTOS DA PEDAGOGIA DA PRESENÇA NA ESCOLA INTEGRAL: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA A EDUCAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113681 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6872 "inscrito_id" => 13765 "titulo" => "OS IMPACTOS DA PEDAGOGIA DA PRESENÇA NA ESCOLA INTEGRAL: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA A EDUCAÇÃO" "resumo" => "É uma premissa que a Pedagogia da Presença esteja presente em todas as ações de toda a equipe escolar, por meio de ações interativas e condutas afirmativas no cotidiano da comunidade escolar. A concretização desses valores se observa por meio do estabelecimento da relação de admiração, empatia, respeito e reciprocidade entre os alunos e os professores. O presente artigo objetiva pesquisar os impactos da Pedagogia da presença no contexto da escola integral, verificando como essa abordagem pode influenciar o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos estudantes, destacando os benefícios e desafios dessa prática pedagógica transformadora. A pesquisa foi realizada através de revisão de literatura, estudos qualitativos, com estudantes da terceira série, com seis professores e três gestores, na escola integral IEMA Pleno Vitória do Mearim, Maranhão, com coleta de dados, entrevistas e questionários e análise dos dados. A partir dos dados coletados, chegamos à conclusão de que, tanto professores quanto alunos entendem a importância da interação existente entre o afeto e o aprender, utilizando-se da Pedagogia da Presença como construtiva e positiva e da influência da mesma no processo ensino-aprendizagem. Através da Pedagogia da Presença, espera-se que o educador exerça uma presença constante no cotidiano dos alunos, levando-os a pensar em seu projeto de vida com responsabilidade e autonomia, desenvolvendo assim um olhar diferente em relação aos seus estudos e objetivos. Ao ser aplicada no contexto de escola integral, é notório que os impactos podem ser positivos, como o desenvolvimento socioemocional, envolvimento e motivação dos estudantes, redução da evasão escolar, melhora do desempenho acadêmico e promoção da construção de valores e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13765_TB6872_27102024212841.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE DE JESUS NUNES SOARES" "autor_nome_curto" => "GISELE SOARES" "autor_email" => "professoragisoares@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113681 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6872 "inscrito_id" => 13765 "titulo" => "OS IMPACTOS DA PEDAGOGIA DA PRESENÇA NA ESCOLA INTEGRAL: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA A EDUCAÇÃO" "resumo" => "É uma premissa que a Pedagogia da Presença esteja presente em todas as ações de toda a equipe escolar, por meio de ações interativas e condutas afirmativas no cotidiano da comunidade escolar. A concretização desses valores se observa por meio do estabelecimento da relação de admiração, empatia, respeito e reciprocidade entre os alunos e os professores. O presente artigo objetiva pesquisar os impactos da Pedagogia da presença no contexto da escola integral, verificando como essa abordagem pode influenciar o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos estudantes, destacando os benefícios e desafios dessa prática pedagógica transformadora. A pesquisa foi realizada através de revisão de literatura, estudos qualitativos, com estudantes da terceira série, com seis professores e três gestores, na escola integral IEMA Pleno Vitória do Mearim, Maranhão, com coleta de dados, entrevistas e questionários e análise dos dados. A partir dos dados coletados, chegamos à conclusão de que, tanto professores quanto alunos entendem a importância da interação existente entre o afeto e o aprender, utilizando-se da Pedagogia da Presença como construtiva e positiva e da influência da mesma no processo ensino-aprendizagem. Através da Pedagogia da Presença, espera-se que o educador exerça uma presença constante no cotidiano dos alunos, levando-os a pensar em seu projeto de vida com responsabilidade e autonomia, desenvolvendo assim um olhar diferente em relação aos seus estudos e objetivos. Ao ser aplicada no contexto de escola integral, é notório que os impactos podem ser positivos, como o desenvolvimento socioemocional, envolvimento e motivação dos estudantes, redução da evasão escolar, melhora do desempenho acadêmico e promoção da construção de valores e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13765_TB6872_27102024212841.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE DE JESUS NUNES SOARES" "autor_nome_curto" => "GISELE SOARES" "autor_email" => "professoragisoares@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }