Este artigo tem como objetivo estudar a música como estratégia a ser utilizada pelo professor do Atendimento Educacional Especializado nos atendimentos aos alunos com deficiência, transtorno do espectro do autismo e deficiência intelectual em classes inclusivas no ensino regular. A abordagem escolhida para a pesquisa é qualitativa e exploratória, de maneira a contribuir com as relações entre música, alfabetização e os sujeitos da educação especial. Trata-se de uma revisão bibliográfica e reflexiva a respeito dos pensamentos de Maria Montessori, Celso Antunes, Viviane dos Santos Louro, Émile Jaques-Dalcroze, além de outras obras sobre a Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado e Desenvolvimento Psicomotor. Aborda o desenvolvimento psicomotor de forma a entender como a música influencia as construções mentais na execução da motricidade e do pensamento cognitivo. Traz uma reflexão sobre a alfabetização de crianças com deficiência através dos sons, enfatizando os processos fonológicos na formação de palavras, aliados às notas musicais na discriminação auditiva. Investiga-se a relação entre conceitos estudados sobre a euritmia, kinestesia, diferenciação de timbre, percepção rítmica, bem como suas possibilidades de ampliar o envolvimento da música no atendimento educacional especializado de forma intencional e estratégica. A coleta de dados dar-se-á por meio de análise sistemática dos autores e o tratamento de dados por análise de conteúdos. Os resultados obtidos chamam a atenção para a urgente necessidade de utilização da música nos atendimentos do profissional da sala de recursos.