Este relato de experiência analisa o uso de estudos de caso como uma estratégia pedagógica para a compreensão das teorias da aprendizagem em sala de aula, além da criação e construção do material pedagógico para esse fim. Com base em um referencial teórico-metodológico que abrange as principais teorias da aprendizagem, incluindo comportamentalismo, cognitivismo, humanismo, behaviorismo, construtivismo, socio construtivismo e aprendizagem significativa, foram desenvolvidos e aplicados estudos de caso em um ambiente educacional na disciplina de Teorias da Aprendizagem no Centro Acadêmico de Vitória, UFPE. O objetivo deste estudo é relatar a eficácia dos estudos de caso como uma perspectiva de ensino aprendizagem para promover a compreensão dessas teorias, facilitando a conexão entre teoria e prática, promovendo o pensamento crítico, a resolução de problemas e a internalização dos princípios das teorias, além de atender à diversidade de estilos de aprendizagem dos alunos. Os estudos de caso são metodologias ativas para promover a conexão entre a teoria e a prática, permitindo aos alunos analisar situações reais ou simuladas e aplicar os conceitos aprendidos, além da inclusão na compreensão na aprendizagem dos teóricos envolvidos que baseiam essas teorias. Os resultados demonstraram que essa abordagem foi eficaz na promoção do pensamento crítico, na resolução de problemas e na internalização dos princípios das teorias da aprendizagem. Além disso, os estudos de caso foram considerados uma estratégia inclusiva, capaz de atender à diversidade de estilos de aprendizagem dos alunos. Portanto, este estudo destaca a importância dos estudos de caso como uma dinâmica valiosa para o ensino e a aprendizagem das teorias da aprendizagem em contextos educacionais.