MAP MAKER COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: MAPEAMENTO DOS RESIDENCIAIS DA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114400 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7885 "inscrito_id" => 2168 "titulo" => "MAP MAKER COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: MAPEAMENTO DOS RESIDENCIAIS DA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA" "resumo" => "No campo educacional, o uso de recursos para aprimorar o ensino-aprendizagem tornou-se essencial, especialmente com o advento da Internet e das tecnologias da informação. Este trabalho teve como objetivo geral utilizar o aplicativo Map Maker no ensino médio para mapear e identificar pontos comerciais e residenciais na área urbana de Coroatá-MA. As atividades foram realizadas no Centro Educa Mais Hermano José Leopoldino Filho com alunos do ensino médio, os estudantes passaram por uma revisão teórica sobre coordenadas geográficas e GPS, seguida de treinamento prático. Utilizando imagens de satélite do Google Satélite, os estudantes marcaram pontos de interesse como farmácias, mercados, barbearias, lanchonetes, salões de beleza e traçaram rotas urbanas, nomeando as ruas. Essa abordagem prática não só reforçou o conhecimento teórico dos discentes, mas também destacou o potencial educativo do Map Maker para a comunidade escolar. A aplicação de metodologias alternativas e ferramentas tecnológicas em sala de aula aprofundou o entendimento dos estudantes sobre expansão urbana, aplicando na prática conceitos de geografia como localização, orientação e urbanismo. A integração de tecnologias não apenas dinamizou o aprendizado, como também preparou os estudantes para enfrentar desafios digitais futuros. A metodologia inovadora promoveu uma educação personalizada, capacitando os alunos a contribuírem para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, incluindo a marcação de pontos específicos, identificação e desenho de linhas de vias urbanas e quadras. O uso do Map Maker exemplificou como a educação pôde adaptar-se às exigências contemporâneas das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), preparando os jovens para enfrentar os desafios presentes e futuros de forma consciente e ativa na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2168_TB7885_02082024113133.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE WALLACE BALICA HONORATO" "autor_nome_curto" => "ANDRE" "autor_email" => "andrebalica25@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114400 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7885 "inscrito_id" => 2168 "titulo" => "MAP MAKER COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: MAPEAMENTO DOS RESIDENCIAIS DA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA" "resumo" => "No campo educacional, o uso de recursos para aprimorar o ensino-aprendizagem tornou-se essencial, especialmente com o advento da Internet e das tecnologias da informação. Este trabalho teve como objetivo geral utilizar o aplicativo Map Maker no ensino médio para mapear e identificar pontos comerciais e residenciais na área urbana de Coroatá-MA. As atividades foram realizadas no Centro Educa Mais Hermano José Leopoldino Filho com alunos do ensino médio, os estudantes passaram por uma revisão teórica sobre coordenadas geográficas e GPS, seguida de treinamento prático. Utilizando imagens de satélite do Google Satélite, os estudantes marcaram pontos de interesse como farmácias, mercados, barbearias, lanchonetes, salões de beleza e traçaram rotas urbanas, nomeando as ruas. Essa abordagem prática não só reforçou o conhecimento teórico dos discentes, mas também destacou o potencial educativo do Map Maker para a comunidade escolar. A aplicação de metodologias alternativas e ferramentas tecnológicas em sala de aula aprofundou o entendimento dos estudantes sobre expansão urbana, aplicando na prática conceitos de geografia como localização, orientação e urbanismo. A integração de tecnologias não apenas dinamizou o aprendizado, como também preparou os estudantes para enfrentar desafios digitais futuros. A metodologia inovadora promoveu uma educação personalizada, capacitando os alunos a contribuírem para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, incluindo a marcação de pontos específicos, identificação e desenho de linhas de vias urbanas e quadras. O uso do Map Maker exemplificou como a educação pôde adaptar-se às exigências contemporâneas das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), preparando os jovens para enfrentar os desafios presentes e futuros de forma consciente e ativa na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2168_TB7885_02082024113133.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE WALLACE BALICA HONORATO" "autor_nome_curto" => "ANDRE" "autor_email" => "andrebalica25@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }