A iniciativa propõe a criação de textos científicos em formato de literatura de cordel, envolvendo estudantes da educação básica em um processo de aprendizado experimental contextualizado com aspectos culturais e regionais do Nordeste. O projeto promove um aprendizado experimental imersivo, enraizado nos aspectos culturais e regionais. Além de transmitir conhecimentos científicos, o trabalho almeja resgatar e valorizar as tradições locais, fortalecendo o senso de identidade dos estudantes, conforme defendido por Bourdieu. A preocupação com o ensino de ciências, destacada por pesquisas, respalda a abordagem contextualizada como uma maneira eficaz de tornar o aprendizado mais significativo. A escolha da literatura de cordel como veículo para transmitir conhecimentos científicos, revela-se perspicaz, pois sua linguagem acessível e seu formato cativante estimulam o interesse e a participação dos alunos. Dessa forma, a iniciativa não apenas democratiza o acesso à ciência, mas também fomenta o gosto pela leitura e pela produção de textos científicos, promovendo um engajamento mais profundo e duradouro dos estudantes no processo educacional. O método de ensino proposto por esta iniciativa pode servir de modelo para outras regiões, onde aspectos culturais locais podem ser integrados ao currículo escolar para criar um ambiente de aprendizagem mais envolvente. A utilização de elementos culturais no ensino não só torna o aprendizado mais agradável, mas também ajuda a preservar e valorizar a herança cultural, promovendo uma educação que respeita e celebra a diversidade. Assim, a combinação de ciência e cultura através da literatura de cordel contribui para uma educação mais holística e inclusiva, preparando os estudantes para serem cidadãos informados e orgulhosos de sua identidade cultural.