O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM NA EJA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114693 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8314 "inscrito_id" => 19029 "titulo" => "O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM NA EJA" "resumo" => "Reconhecemos que a Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação dedicada a criar sistemas e dispositivos capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Neste contexto, com a ampliação rápida nas últimas décadas essa tecnologia está cada vez mais imbricada no nosso cotidiano, sendo significativo à sociedade. Assim, por meio dos princípios da dialogicidade, referendados na perspectiva Freiriana, democratização ao acesso dessa tecnologia, a Alfabetização em IA. Propõe-se, então, a oficina presencial de Alfabetização em IA integrada ao curso online aberto e massivo (MOOC) Alfabetização Científica com abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente(CTSA), com vistas a ampliar as comunidades virtuais de aprendizagem às práticas emancipatórias, críticas, propositivas configurando-as na cultura de participação da sociedade de forma mais qualificada. Para tal ação acadêmica, seu construto ancora-se na pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com objetivos descritivos, por meio dos procedimentos nos passos da pesquisa-ação e a organização didático metodológica da oficina do MOOC subsidia-se numa arquitetura pedagógica. A oficina consiste em cinco encontros de duas horas cada, totalizando dez horas de aprendizados intensivos com vistas a potencializar nos participantes, o uso e a compreensão acerca dos princípios básicos da IA por meio da interrelação teoria prática, bem como as suas implicações, abordadas às questões éticas e sociais relacionadas, a fim de promover uma visão crítica e consciente desta tecnologia emergente que também se constitui no MOOC de 40h,organizado com cinco módulos a fim de tratar da IA na abordagem CTSA. Trata-se de uma proposta inédita aos sujeitos da comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19029_TB8314_06082024185552.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MARIA MUÑOZ" "autor_nome_curto" => "ROSANE" "autor_email" => "munoz.rosane@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114693 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8314 "inscrito_id" => 19029 "titulo" => "O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM NA EJA" "resumo" => "Reconhecemos que a Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação dedicada a criar sistemas e dispositivos capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Neste contexto, com a ampliação rápida nas últimas décadas essa tecnologia está cada vez mais imbricada no nosso cotidiano, sendo significativo à sociedade. Assim, por meio dos princípios da dialogicidade, referendados na perspectiva Freiriana, democratização ao acesso dessa tecnologia, a Alfabetização em IA. Propõe-se, então, a oficina presencial de Alfabetização em IA integrada ao curso online aberto e massivo (MOOC) Alfabetização Científica com abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente(CTSA), com vistas a ampliar as comunidades virtuais de aprendizagem às práticas emancipatórias, críticas, propositivas configurando-as na cultura de participação da sociedade de forma mais qualificada. Para tal ação acadêmica, seu construto ancora-se na pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com objetivos descritivos, por meio dos procedimentos nos passos da pesquisa-ação e a organização didático metodológica da oficina do MOOC subsidia-se numa arquitetura pedagógica. A oficina consiste em cinco encontros de duas horas cada, totalizando dez horas de aprendizados intensivos com vistas a potencializar nos participantes, o uso e a compreensão acerca dos princípios básicos da IA por meio da interrelação teoria prática, bem como as suas implicações, abordadas às questões éticas e sociais relacionadas, a fim de promover uma visão crítica e consciente desta tecnologia emergente que também se constitui no MOOC de 40h,organizado com cinco módulos a fim de tratar da IA na abordagem CTSA. Trata-se de uma proposta inédita aos sujeitos da comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19029_TB8314_06082024185552.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MARIA MUÑOZ" "autor_nome_curto" => "ROSANE" "autor_email" => "munoz.rosane@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }