Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: EXPLORANDO EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E CORPORAIS EM CRIANÇAS DE 1 E 2 ANOS DE IDADE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109780
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1278
    "inscrito_id" => 7335
    "titulo" => "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: EXPLORANDO EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E CORPORAIS EM CRIANÇAS DE 1 E 2 ANOS DE IDADE."
    "resumo" => "O estudo em questão visa analisar de que maneira as atividades artísticas e corporais influenciam no desenvolvimento cognitivo e motor dos bebês de 1 e 2 anos. O suporte teórico das investigações está desenvolvido sob as concepções de Kishimoto (2017), Costa (2013), dentre outros. O estudo aqui reportado foi de natureza qualitativa com base em observação e atuação das discentes e autoras, deste trabalho. Para isso, foi aplicado metodologias de ensino que envolvesse expressões artísticas e corporais, utilizando a ludicidade como recurso, materializado pelos brinquedos e brincadeiras em uma creche municipal do Extremo Sul Baiano. Nesta faixa etária, é o momento em que muitos bebês adentram as creches, e essas instituições tem como principal função em primeiro momento, realizar a acolhida e segurança desses bebês, para além, configurar o caráter crítico e criativo desses pequenos cidadãos. Desta forma, é pré-estabelecido que nesta primeira etapa, os bebês se apropriem de conhecer e experimentar o mundo a sua volta, e a escola muita das vezes é segundo espaço social que aquela criança convive, além da família. Neste caso, a escola é responsável, por estabelecer táticas de convivência, experimentação, expressividade, comunicação e sociabilidade, sendo assim, a aplicabilidade das atividades propostas para esses bebês deu-se por meio de brinquedos e brincadeiras com música, dança, cores, teatros, leituras, experimentos científicos, atividades que envolvesse e desenvolvesse o corpo e a mente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7335_TB1278_02042024163819.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLIANA DO NASCIMENTO LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "@POLIANALIS"
    "autor_email" => "polianalysc@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109780
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1278
    "inscrito_id" => 7335
    "titulo" => "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: EXPLORANDO EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E CORPORAIS EM CRIANÇAS DE 1 E 2 ANOS DE IDADE."
    "resumo" => "O estudo em questão visa analisar de que maneira as atividades artísticas e corporais influenciam no desenvolvimento cognitivo e motor dos bebês de 1 e 2 anos. O suporte teórico das investigações está desenvolvido sob as concepções de Kishimoto (2017), Costa (2013), dentre outros. O estudo aqui reportado foi de natureza qualitativa com base em observação e atuação das discentes e autoras, deste trabalho. Para isso, foi aplicado metodologias de ensino que envolvesse expressões artísticas e corporais, utilizando a ludicidade como recurso, materializado pelos brinquedos e brincadeiras em uma creche municipal do Extremo Sul Baiano. Nesta faixa etária, é o momento em que muitos bebês adentram as creches, e essas instituições tem como principal função em primeiro momento, realizar a acolhida e segurança desses bebês, para além, configurar o caráter crítico e criativo desses pequenos cidadãos. Desta forma, é pré-estabelecido que nesta primeira etapa, os bebês se apropriem de conhecer e experimentar o mundo a sua volta, e a escola muita das vezes é segundo espaço social que aquela criança convive, além da família. Neste caso, a escola é responsável, por estabelecer táticas de convivência, experimentação, expressividade, comunicação e sociabilidade, sendo assim, a aplicabilidade das atividades propostas para esses bebês deu-se por meio de brinquedos e brincadeiras com música, dança, cores, teatros, leituras, experimentos científicos, atividades que envolvesse e desenvolvesse o corpo e a mente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7335_TB1278_02042024163819.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLIANA DO NASCIMENTO LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "@POLIANALIS"
    "autor_email" => "polianalysc@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estudo em questão visa analisar de que maneira as atividades artísticas e corporais influenciam no desenvolvimento cognitivo e motor dos bebês de 1 e 2 anos. O suporte teórico das investigações está desenvolvido sob as concepções de Kishimoto (2017), Costa (2013), dentre outros. O estudo aqui reportado foi de natureza qualitativa com base em observação e atuação das discentes e autoras, deste trabalho. Para isso, foi aplicado metodologias de ensino que envolvesse expressões artísticas e corporais, utilizando a ludicidade como recurso, materializado pelos brinquedos e brincadeiras em uma creche municipal do Extremo Sul Baiano. Nesta faixa etária, é o momento em que muitos bebês adentram as creches, e essas instituições tem como principal função em primeiro momento, realizar a acolhida e segurança desses bebês, para além, configurar o caráter crítico e criativo desses pequenos cidadãos. Desta forma, é pré-estabelecido que nesta primeira etapa, os bebês se apropriem de conhecer e experimentar o mundo a sua volta, e a escola muita das vezes é segundo espaço social que aquela criança convive, além da família. Neste caso, a escola é responsável, por estabelecer táticas de convivência, experimentação, expressividade, comunicação e sociabilidade, sendo assim, a aplicabilidade das atividades propostas para esses bebês deu-se por meio de brinquedos e brincadeiras com música, dança, cores, teatros, leituras, experimentos científicos, atividades que envolvesse e desenvolvesse o corpo e a mente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.