O estudo em questão visa analisar de que maneira as atividades artísticas e corporais influenciam no desenvolvimento cognitivo e motor dos bebês de 1 e 2 anos. O suporte teórico das investigações está desenvolvido sob as concepções de Kishimoto (2017), Costa (2013), dentre outros. O estudo aqui reportado foi de natureza qualitativa com base em observação e atuação das discentes e autoras, deste trabalho. Para isso, foi aplicado metodologias de ensino que envolvesse expressões artísticas e corporais, utilizando a ludicidade como recurso, materializado pelos brinquedos e brincadeiras em uma creche municipal do Extremo Sul Baiano. Nesta faixa etária, é o momento em que muitos bebês adentram as creches, e essas instituições tem como principal função em primeiro momento, realizar a acolhida e segurança desses bebês, para além, configurar o caráter crítico e criativo desses pequenos cidadãos. Desta forma, é pré-estabelecido que nesta primeira etapa, os bebês se apropriem de conhecer e experimentar o mundo a sua volta, e a escola muita das vezes é segundo espaço social que aquela criança convive, além da família. Neste caso, a escola é responsável, por estabelecer táticas de convivência, experimentação, expressividade, comunicação e sociabilidade, sendo assim, a aplicabilidade das atividades propostas para esses bebês deu-se por meio de brinquedos e brincadeiras com música, dança, cores, teatros, leituras, experimentos científicos, atividades que envolvesse e desenvolvesse o corpo e a mente.