O artigo científico discute os desafios enfrentados no ensino da Língua Portuguesa em Angola, devido à diversidade linguística e cultural do país, bem como às complexidades sociais e políticas do contexto educacional. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa com análise textual discursiva (ATD) de Moraes e Galliazi (2006) realizada em oito artigos achados nas primeiras 10 páginas google acadêmico com recorte temporal de 2020 e 2022. Como resultado foi possível perceber que, o uso de mais de 40 línguas nacionais reconhecidas, juntamente o português como língua oficial, requer uma abordagem pedagógica inclusiva e sensível. A formação de professores é uma área crucial que necessita de investimento e atenção para capacitar os educadores a lidar com a diversidade linguística e cultural dos alunos e promover práticas pedagógicas eficazes. As políticas linguísticas em vigor devem promover o multilinguismo e a valorização das línguas nacionais, sem desconsiderar a importância do português como língua oficial e de instrução. A aquisição da língua portuguesa como segunda língua também apresenta desafios específicos que requerem estratégias pedagógicas interculturais.