Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELEMENTOS EM AÇÃO: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113773
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6996
    "inscrito_id" => 15412
    "titulo" => "ELEMENTOS EM AÇÃO: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ensino de Química, apesar das “reformas” curriculares nacionais, ainda tem sido considerado como tradicional nas escolas brasileiras, muitas vezes baseado na memorização de fórmulas, cálculos e desprovido da realidade social. Tais aspectos contribuem para aumentar as dificuldades de aprendizagem dos alunos em relação ao campo teórico-conceitual da Química, corroborando para um ensino mecânico, tedioso e enfadonho. Diante deste cenário, julgamos ser essencial que os professores adotem metodologias inovadoras, entre elas, os jogos didáticos. Os jogos estimulam a curiosidade, a tomada da atitude, a autoconfiança e potencializam os alunos no desenvolvimento de habilidades intelectuais baseadas na linguagem, construindo interações sociais e culturais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo didático para ser utilizado nas aulas de Química no Ensino Médio sobre os conceitos de tabela periódica e ligação química. A escolha por esses conteúdos, se fundamenta na necessidade de atenuar as dificuldades encontradas pelos alunos em compreender os seguintes aspectos: a evolução histórica da tabela periódica, a classificação e as propriedades dos elementos químicos, as relações dos elementos com a sociedade e a natureza das ligações químicas. Trata-se de um estudo exploratório e de natureza qualitativa. Assim, foi criado o jogo, elementos em ação. Na primeira etapa, a exploração dos elementos, os estudantes deverão ser divididos em grupos e receberão uma lista com diferentes elementos químicos. Essa fase consiste em pesquisar sobre a história dos elementos químicos, suas propriedades e relações com as aplicações cotidianas. Na segunda, desafios das combinações, os grupos recebem desafios para formar compostos químicos utilizando os elementos da etapa anterior. Em seguida, os grupos compartilham seus resultados. Este trabalho é produto de um estudo desenvolvido na disciplina de Didática das Ciências por uma estudante da Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior na cidade de São Raimundo Nonato-PI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15412_TB6996_27102024225449.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRACEMA MARIA DA CONCEIÇÃO SIQUEIRA SOUSA NETA"
    "autor_nome_curto" => "IRACEMA"
    "autor_email" => "iracemamaria.profa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113773
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6996
    "inscrito_id" => 15412
    "titulo" => "ELEMENTOS EM AÇÃO: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ensino de Química, apesar das “reformas” curriculares nacionais, ainda tem sido considerado como tradicional nas escolas brasileiras, muitas vezes baseado na memorização de fórmulas, cálculos e desprovido da realidade social. Tais aspectos contribuem para aumentar as dificuldades de aprendizagem dos alunos em relação ao campo teórico-conceitual da Química, corroborando para um ensino mecânico, tedioso e enfadonho. Diante deste cenário, julgamos ser essencial que os professores adotem metodologias inovadoras, entre elas, os jogos didáticos. Os jogos estimulam a curiosidade, a tomada da atitude, a autoconfiança e potencializam os alunos no desenvolvimento de habilidades intelectuais baseadas na linguagem, construindo interações sociais e culturais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo didático para ser utilizado nas aulas de Química no Ensino Médio sobre os conceitos de tabela periódica e ligação química. A escolha por esses conteúdos, se fundamenta na necessidade de atenuar as dificuldades encontradas pelos alunos em compreender os seguintes aspectos: a evolução histórica da tabela periódica, a classificação e as propriedades dos elementos químicos, as relações dos elementos com a sociedade e a natureza das ligações químicas. Trata-se de um estudo exploratório e de natureza qualitativa. Assim, foi criado o jogo, elementos em ação. Na primeira etapa, a exploração dos elementos, os estudantes deverão ser divididos em grupos e receberão uma lista com diferentes elementos químicos. Essa fase consiste em pesquisar sobre a história dos elementos químicos, suas propriedades e relações com as aplicações cotidianas. Na segunda, desafios das combinações, os grupos recebem desafios para formar compostos químicos utilizando os elementos da etapa anterior. Em seguida, os grupos compartilham seus resultados. Este trabalho é produto de um estudo desenvolvido na disciplina de Didática das Ciências por uma estudante da Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior na cidade de São Raimundo Nonato-PI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15412_TB6996_27102024225449.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRACEMA MARIA DA CONCEIÇÃO SIQUEIRA SOUSA NETA"
    "autor_nome_curto" => "IRACEMA"
    "autor_email" => "iracemamaria.profa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de Química, apesar das “reformas” curriculares nacionais, ainda tem sido considerado como tradicional nas escolas brasileiras, muitas vezes baseado na memorização de fórmulas, cálculos e desprovido da realidade social. Tais aspectos contribuem para aumentar as dificuldades de aprendizagem dos alunos em relação ao campo teórico-conceitual da Química, corroborando para um ensino mecânico, tedioso e enfadonho. Diante deste cenário, julgamos ser essencial que os professores adotem metodologias inovadoras, entre elas, os jogos didáticos. Os jogos estimulam a curiosidade, a tomada da atitude, a autoconfiança e potencializam os alunos no desenvolvimento de habilidades intelectuais baseadas na linguagem, construindo interações sociais e culturais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo didático para ser utilizado nas aulas de Química no Ensino Médio sobre os conceitos de tabela periódica e ligação química. A escolha por esses conteúdos, se fundamenta na necessidade de atenuar as dificuldades encontradas pelos alunos em compreender os seguintes aspectos: a evolução histórica da tabela periódica, a classificação e as propriedades dos elementos químicos, as relações dos elementos com a sociedade e a natureza das ligações químicas. Trata-se de um estudo exploratório e de natureza qualitativa. Assim, foi criado o jogo, elementos em ação. Na primeira etapa, a exploração dos elementos, os estudantes deverão ser divididos em grupos e receberão uma lista com diferentes elementos químicos. Essa fase consiste em pesquisar sobre a história dos elementos químicos, suas propriedades e relações com as aplicações cotidianas. Na segunda, desafios das combinações, os grupos recebem desafios para formar compostos químicos utilizando os elementos da etapa anterior. Em seguida, os grupos compartilham seus resultados. Este trabalho é produto de um estudo desenvolvido na disciplina de Didática das Ciências por uma estudante da Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior na cidade de São Raimundo Nonato-PI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.