FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO BRASIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112320 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4900 "inscrito_id" => 12459 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO BRASIL" "resumo" => "Os cursos de licenciatura no país devem se adequar as atualizações na educação básica, alteradas a partir da implantação do novo ensino médio, onde sua matriz curricular consiste na redução das aulas da Base Nacional Comum Curricular, inserção de disciplinas diversificadas e reorganização de componentes por área de conhecimento. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fundamentado em ações essenciais que norteiam a formação docente, proporciona aos bolsistas e voluntários desenvolver atividades no ambiente escolar, permitindo acompanhar a rotina escolar, ampliando seus conhecimentos pedagógicos. Por sua vez, contribui com a formação continuada dos professores supervisores e coordenadores de área de cada Subprojeto. Este trabalho refere-se a um relato de experiência com reflexões enquanto bolsista de iniciação e supervisora do PIBID-UFCG Subprojeto Biologia, evidenciando todas as contribuições do processo formativo, desde a graduação até atuação profissional na educação básica. As atividades foram desenvolvidas na ECITE Coronel Jacob Guilherme Frantz, em São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba, na modalidade presencial e online. Todas as ações foram planejadas de acordo com a disponibilidade da instituição parceira. A partir da execução das mesmas, as informações do regimento da escola foram ampliadas, havendo a interação entre professores e discentes, buscando novas metodologias ativas para ministrar as disciplinas, viabilizando a interação entre escola e universidade, o que condiz com a proposta de formação acadêmica do PIBID, além de lidar com estratégias avaliativas, inspirar os jovens protagonistas a dar continuidade aos estudos no nível superior e seguir metas que favoreçam êxito no seu projeto de vida. Enquanto supervisora foi significativo, uma vez que, aproxima a instituição formadora com a realidade vivenciada no dia-a-dia do espaço escolar e através das orientações ampliarem os conhecimentos pedagógicos para os futuros professores de parte da educação básica do Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12459_TB4900_26102024233258.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICARLA LINS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANICARLA" "autor_email" => "jannecarlalins@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112320 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4900 "inscrito_id" => 12459 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO BRASIL" "resumo" => "Os cursos de licenciatura no país devem se adequar as atualizações na educação básica, alteradas a partir da implantação do novo ensino médio, onde sua matriz curricular consiste na redução das aulas da Base Nacional Comum Curricular, inserção de disciplinas diversificadas e reorganização de componentes por área de conhecimento. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fundamentado em ações essenciais que norteiam a formação docente, proporciona aos bolsistas e voluntários desenvolver atividades no ambiente escolar, permitindo acompanhar a rotina escolar, ampliando seus conhecimentos pedagógicos. Por sua vez, contribui com a formação continuada dos professores supervisores e coordenadores de área de cada Subprojeto. Este trabalho refere-se a um relato de experiência com reflexões enquanto bolsista de iniciação e supervisora do PIBID-UFCG Subprojeto Biologia, evidenciando todas as contribuições do processo formativo, desde a graduação até atuação profissional na educação básica. As atividades foram desenvolvidas na ECITE Coronel Jacob Guilherme Frantz, em São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba, na modalidade presencial e online. Todas as ações foram planejadas de acordo com a disponibilidade da instituição parceira. A partir da execução das mesmas, as informações do regimento da escola foram ampliadas, havendo a interação entre professores e discentes, buscando novas metodologias ativas para ministrar as disciplinas, viabilizando a interação entre escola e universidade, o que condiz com a proposta de formação acadêmica do PIBID, além de lidar com estratégias avaliativas, inspirar os jovens protagonistas a dar continuidade aos estudos no nível superior e seguir metas que favoreçam êxito no seu projeto de vida. Enquanto supervisora foi significativo, uma vez que, aproxima a instituição formadora com a realidade vivenciada no dia-a-dia do espaço escolar e através das orientações ampliarem os conhecimentos pedagógicos para os futuros professores de parte da educação básica do Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12459_TB4900_26102024233258.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICARLA LINS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANICARLA" "autor_email" => "jannecarlalins@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }