Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112320 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4900 "inscrito_id" => 12459 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO BRASIL" "resumo" => "Os cursos de licenciatura no país devem se adequar as atualizações na educação básica, alteradas a partir da implantação do novo ensino médio, onde sua matriz curricular consiste na redução das aulas da Base Nacional Comum Curricular, inserção de disciplinas diversificadas e reorganização de componentes por área de conhecimento. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fundamentado em ações essenciais que norteiam a formação docente, proporciona aos bolsistas e voluntários desenvolver atividades no ambiente escolar, permitindo acompanhar a rotina escolar, ampliando seus conhecimentos pedagógicos. Por sua vez, contribui com a formação continuada dos professores supervisores e coordenadores de área de cada Subprojeto. Este trabalho refere-se a um relato de experiência com reflexões enquanto bolsista de iniciação e supervisora do PIBID-UFCG Subprojeto Biologia, evidenciando todas as contribuições do processo formativo, desde a graduação até atuação profissional na educação básica. As atividades foram desenvolvidas na ECITE Coronel Jacob Guilherme Frantz, em São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba, na modalidade presencial e online. Todas as ações foram planejadas de acordo com a disponibilidade da instituição parceira. A partir da execução das mesmas, as informações do regimento da escola foram ampliadas, havendo a interação entre professores e discentes, buscando novas metodologias ativas para ministrar as disciplinas, viabilizando a interação entre escola e universidade, o que condiz com a proposta de formação acadêmica do PIBID, além de lidar com estratégias avaliativas, inspirar os jovens protagonistas a dar continuidade aos estudos no nível superior e seguir metas que favoreçam êxito no seu projeto de vida. Enquanto supervisora foi significativo, uma vez que, aproxima a instituição formadora com a realidade vivenciada no dia-a-dia do espaço escolar e através das orientações ampliarem os conhecimentos pedagógicos para os futuros professores de parte da educação básica do Brasil.Os cursos de licenciatura no país devem se adequar as atualizações na educação básica, alteradas a partir da implantação do novo ensino médio, onde sua matriz c" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12459_TB4900_26102024233258.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICARLA LINS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANICARLA" "autor_email" => "jannecarlalins@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112320 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4900 "inscrito_id" => 12459 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO BRASIL" "resumo" => "Os cursos de licenciatura no país devem se adequar as atualizações na educação básica, alteradas a partir da implantação do novo ensino médio, onde sua matriz curricular consiste na redução das aulas da Base Nacional Comum Curricular, inserção de disciplinas diversificadas e reorganização de componentes por área de conhecimento. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fundamentado em ações essenciais que norteiam a formação docente, proporciona aos bolsistas e voluntários desenvolver atividades no ambiente escolar, permitindo acompanhar a rotina escolar, ampliando seus conhecimentos pedagógicos. Por sua vez, contribui com a formação continuada dos professores supervisores e coordenadores de área de cada Subprojeto. Este trabalho refere-se a um relato de experiência com reflexões enquanto bolsista de iniciação e supervisora do PIBID-UFCG Subprojeto Biologia, evidenciando todas as contribuições do processo formativo, desde a graduação até atuação profissional na educação básica. As atividades foram desenvolvidas na ECITE Coronel Jacob Guilherme Frantz, em São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba, na modalidade presencial e online. Todas as ações foram planejadas de acordo com a disponibilidade da instituição parceira. A partir da execução das mesmas, as informações do regimento da escola foram ampliadas, havendo a interação entre professores e discentes, buscando novas metodologias ativas para ministrar as disciplinas, viabilizando a interação entre escola e universidade, o que condiz com a proposta de formação acadêmica do PIBID, além de lidar com estratégias avaliativas, inspirar os jovens protagonistas a dar continuidade aos estudos no nível superior e seguir metas que favoreçam êxito no seu projeto de vida. Enquanto supervisora foi significativo, uma vez que, aproxima a instituição formadora com a realidade vivenciada no dia-a-dia do espaço escolar e através das orientações ampliarem os conhecimentos pedagógicos para os futuros professores de parte da educação básica do Brasil.Os cursos de licenciatura no país devem se adequar as atualizações na educação básica, alteradas a partir da implantação do novo ensino médio, onde sua matriz c" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12459_TB4900_26102024233258.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICARLA LINS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JANICARLA" "autor_email" => "jannecarlalins@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os cursos de licenciatura no país devem se adequar as atualizações na educação básica, alteradas a partir da implantação do novo ensino médio, onde sua matriz curricular consiste na redução das aulas da Base Nacional Comum Curricular, inserção de disciplinas diversificadas e reorganização de componentes por área de conhecimento. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fundamentado em ações essenciais que norteiam a formação docente, proporciona aos bolsistas e voluntários desenvolver atividades no ambiente escolar, permitindo acompanhar a rotina escolar, ampliando seus conhecimentos pedagógicos. Por sua vez, contribui com a formação continuada dos professores supervisores e coordenadores de área de cada Subprojeto. Este trabalho refere-se a um relato de experiência com reflexões enquanto bolsista de iniciação e supervisora do PIBID-UFCG Subprojeto Biologia, evidenciando todas as contribuições do processo formativo, desde a graduação até atuação profissional na educação básica. As atividades foram desenvolvidas na ECITE Coronel Jacob Guilherme Frantz, em São João do Rio do Peixe, estado da Paraíba, na modalidade presencial e online. Todas as ações foram planejadas de acordo com a disponibilidade da instituição parceira. A partir da execução das mesmas, as informações do regimento da escola foram ampliadas, havendo a interação entre professores e discentes, buscando novas metodologias ativas para ministrar as disciplinas, viabilizando a interação entre escola e universidade, o que condiz com a proposta de formação acadêmica do PIBID, além de lidar com estratégias avaliativas, inspirar os jovens protagonistas a dar continuidade aos estudos no nível superior e seguir metas que favoreçam êxito no seu projeto de vida. Enquanto supervisora foi significativo, uma vez que, aproxima a instituição formadora com a realidade vivenciada no dia-a-dia do espaço escolar e através das orientações ampliarem os conhecimentos pedagógicos para os futuros professores de parte da educação básica do Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.