PEDAGOGIA DECOLONIAL LATINO-AMERICANA: APONTAMENTOS INTRODUTÓRIOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113047 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5932 "inscrito_id" => 13900 "titulo" => "PEDAGOGIA DECOLONIAL LATINO-AMERICANA: APONTAMENTOS INTRODUTÓRIOS" "resumo" => "O presente trabalho objetiva apresentar o contexto histórico, social e as principais características da pedagogia decolonial, proposta educacional surgida na América Latina na década de 1990 e início dos anos 2000. Suas raízes fincam-se nos múltiplos modos de ser, viver e pensar do território de Abya Yala (nome original dado pelos nativos à América Latina), em contraponto ao modelo único e universal produzido e imposto pela modernidade europeia ao restante do mundo. Justifica-se a importância do estudo da pedagogia decolonial e de suas possibilidades de prática, uma vez que é uma teoria e ação que valoriza os conhecimentos de inúmeros povos originários, dos movimentos sociais, dos saberes das periferias, dentre outros, ao mesmo tempo que não exclui o diálogo com o currículo tradicionalmente estudado da educação básica. A partir da noção de decolonialidade, busca romper com o padrão colonial de pensamento baseado na razão universal, ampliando as possibilidades de saber através dos sentimentos, dos afetos, do corpo e da experiência vivida. Utilizando uma metodologia bibliográfica, ancorada principalmente em obras de Catherine Walsh e Vera Maria Candau, busca-se pensar uma proposta de pedagogia que busque uma educação mais democrática, plural e emancipadora, alicerçada na pedagogia decolonial, como possibilidade de enfrentar alguns dos problemas educacionais que vivenciamos em nossa educação brasileira atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13900_TB5932_23052024225756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA LIMA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA Lima FE" "autor_email" => "fernandes.lucianalima@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113047 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5932 "inscrito_id" => 13900 "titulo" => "PEDAGOGIA DECOLONIAL LATINO-AMERICANA: APONTAMENTOS INTRODUTÓRIOS" "resumo" => "O presente trabalho objetiva apresentar o contexto histórico, social e as principais características da pedagogia decolonial, proposta educacional surgida na América Latina na década de 1990 e início dos anos 2000. Suas raízes fincam-se nos múltiplos modos de ser, viver e pensar do território de Abya Yala (nome original dado pelos nativos à América Latina), em contraponto ao modelo único e universal produzido e imposto pela modernidade europeia ao restante do mundo. Justifica-se a importância do estudo da pedagogia decolonial e de suas possibilidades de prática, uma vez que é uma teoria e ação que valoriza os conhecimentos de inúmeros povos originários, dos movimentos sociais, dos saberes das periferias, dentre outros, ao mesmo tempo que não exclui o diálogo com o currículo tradicionalmente estudado da educação básica. A partir da noção de decolonialidade, busca romper com o padrão colonial de pensamento baseado na razão universal, ampliando as possibilidades de saber através dos sentimentos, dos afetos, do corpo e da experiência vivida. Utilizando uma metodologia bibliográfica, ancorada principalmente em obras de Catherine Walsh e Vera Maria Candau, busca-se pensar uma proposta de pedagogia que busque uma educação mais democrática, plural e emancipadora, alicerçada na pedagogia decolonial, como possibilidade de enfrentar alguns dos problemas educacionais que vivenciamos em nossa educação brasileira atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13900_TB5932_23052024225756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA LIMA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA Lima FE" "autor_email" => "fernandes.lucianalima@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }