A cultura de massa, ou "pop culture", representa uma força epistemológica significativa que contribui para o entendimento de diversos temas. Enquanto produtos de cultura de massa, enciclopédias resultantes da coleção de fascículos, disponibilizados à venda com periodicidade regular e a preços acessíveis, contribuíram para a disseminação conhecimento para o público brasileiro antes da internet. Nessa perspectiva, este estudo oferece uma sistematização preliminar de enciclopédias por fascículos focadas especificamente na diversidade animal e disponibilizadas no mercado editorial brasileiro nas décadas de 1960 a 1980. As informações sobre seus planos editoriais, detalhes de copyright e conteúdo foram obtidas por consulta a acervos pessoais e fontes online. A pesquisa investigou os seguintes títulos, em ordem cronológica por ano de primeira edição brasileira: “Naturama” (1966), “Os Bichos” (1971 e 1980), “Filhotes” (1972), “O Maior Espetáculo da Natureza: Os Animais” (1972), “Coleção Mil Bichos” (1978), “A Fauna: Vida e Costumes de Animais Selvagens” (1979) e “Zoo: O Fantástico Mundo Animal” (1982). Esses títulos eram versões brasileiras de obras com copyright original de editoras italianas e espanholas; contudo, algumas dessas versões evidenciaram espécies da fauna e biomas do Brasil. Destaca-se que a “Coleção Mil Bichos” não foi publicada em formato brochura, mas como um conjunto de fichas avulsas contendo informações sobre várias espécies. As obras “Naturama,” “Os Bichos”, “Coleção Mil Bichos” e “Zoo” abordaram táxons de animais vertebrados e invertebrados, enquanto as demais trataram exclusivamente de vertebrados. As enciclopédias abordaram tópicos diversos, com textos e ilustrações sobre taxonomia, morfologia, ecologia, biologia, biogeografia, interações com atividades antropogênicas e aspectos conservacionistas. A interpretação dos resultados sugere que, no Brasil pré-internet, coleções enciclopédicas por fascículos, por sua abrangência taxonômica, detalhamento de conteúdo e disponibilidade para venda em grande parte dos centros urbanos, eram relevantes como veículos de divulgação de conhecimento técnico sobre a diversidade animal e sua conservação.