O QUE ESCREVEM OS ADOLESCENTES SOBRE O PROPÓSITO DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110416 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2195 "inscrito_id" => 4050 "titulo" => "O QUE ESCREVEM OS ADOLESCENTES SOBRE O PROPÓSITO DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A partir de oficina de leitura e escrita realizada com adolescentes, cujo um dos temas estava relacionado à reflexão sobre o futuro, foi oportuno conhecer sobre o que desejavam como propósitos de vida. É importante conhecer os adolescentes nas dimensões individuais e sociais pois, assim, o profissional da educação poderá agir no sentido de tornar a aprendizagem mais significativa. O objetivo desse estudo é relatar sobre o que os adolescentes registraram em relação ao desejo pessoal a respeito de seu futuro. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo do tipo relato de experiência realizado a partir de oficina de Fonoaudiologia proposta para o primeiro ano de Ensino Médio, nos anos de 2022 e 2023, em escolas públicas estaduais, no município de São Luís/MA. A leitura sobre a produção escrita dos adolescentes revelou os mais variados tipos de propósitos. Escreveram sobre desejos de ganhar muito dinheiro, adquirirem carro, casa própria e realizar viagens. A escolha de uma profissão, a vontade de constituir uma família e a possibilidade de ajudar seus pais e irmãos, também, fizeram parte desses registros. O ambiente escolar tem o desafio de prover estratégias que levem o indivíduo ao autoconhecimento e a valorização do aprendizado, estabelecendo limites para influências externas que tentem padronizar comportamentos. A importância de reconduzir o adolescente ao empenho de um propósito real de vida leva a um menor nível de ansiedade e frustração." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4050_TB2195_18102024155915.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINE FILGUEIRAS MASCARENHAS" "autor_nome_curto" => "CRISTINE" "autor_email" => "cristinemascarenhas@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110416 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2195 "inscrito_id" => 4050 "titulo" => "O QUE ESCREVEM OS ADOLESCENTES SOBRE O PROPÓSITO DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A partir de oficina de leitura e escrita realizada com adolescentes, cujo um dos temas estava relacionado à reflexão sobre o futuro, foi oportuno conhecer sobre o que desejavam como propósitos de vida. É importante conhecer os adolescentes nas dimensões individuais e sociais pois, assim, o profissional da educação poderá agir no sentido de tornar a aprendizagem mais significativa. O objetivo desse estudo é relatar sobre o que os adolescentes registraram em relação ao desejo pessoal a respeito de seu futuro. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo do tipo relato de experiência realizado a partir de oficina de Fonoaudiologia proposta para o primeiro ano de Ensino Médio, nos anos de 2022 e 2023, em escolas públicas estaduais, no município de São Luís/MA. A leitura sobre a produção escrita dos adolescentes revelou os mais variados tipos de propósitos. Escreveram sobre desejos de ganhar muito dinheiro, adquirirem carro, casa própria e realizar viagens. A escolha de uma profissão, a vontade de constituir uma família e a possibilidade de ajudar seus pais e irmãos, também, fizeram parte desses registros. O ambiente escolar tem o desafio de prover estratégias que levem o indivíduo ao autoconhecimento e a valorização do aprendizado, estabelecendo limites para influências externas que tentem padronizar comportamentos. A importância de reconduzir o adolescente ao empenho de um propósito real de vida leva a um menor nível de ansiedade e frustração." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4050_TB2195_18102024155915.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINE FILGUEIRAS MASCARENHAS" "autor_nome_curto" => "CRISTINE" "autor_email" => "cristinemascarenhas@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }