Este artigo tem como principal objetivo analisar e compreender a literatura infantil paraense como um meio introdutório à iniciação da leitura no ensino fundamental II em Belém/PA, visto que é de suma importância para a cultura e experiência da criança este contato com a diversidade de literaturas que se pode oferecer na infância escolar. Pode-se dizer que quando crianças, se inicia a transmissão de uma cultura, ou seja, passando suas tradições para esta próxima geração, e por este motivo, a literatura também é algo a ser passado, para que, assim, não se possa extinguir. Ao adentrar no assunto da literatura paraense, serão mencionados três importantes autores para a fomentação do trabalho. Para a construção deste trabalho, utilizou-se a metodologia bibliográfica de abordagem qualitativa para analisar o conteúdo dos textos adentro. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a realização de momentos com os professores, alunos e mediadores da leitura, trazem o estímulo necessário para a composição da formação de novos leitores, além de enviar propostas para a Secretaria de Cultura do Pará, para que haja oportunidades para a comunidade se envolver em atividades culturais que se possam aderir a literatura e cultura paraense nas próprias escolas ou em outros locais abertos, e que assim, este projeto permaneça se adequando e perpetuando aos futuros leitores que seguirão transmitindo a literatura paraense para as futuras gerações.