Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111043
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3057
    "inscrito_id" => 11552
    "titulo" => "A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES"
    "resumo" => "A extensão universitária é uma das dimensões constitutivas da universidade, que recentemente passou por um processo de curricularização nos cursos de graduação no ensino superior. Desse modo, este estudo é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizado no ano de 2023. Com base nisso, esta pesquisa pretende analisar o processo de curricularização da extensão universitária no curso de Pedagogia e os impactos na formação dos estudantes. Para isso, foram traçadas discussões teóricas acerca da extensão e de suas concepções, além das discussões sobre o processo legal de curricularização da extensão, especificando como se deu esse processo no curso de Pedagogia da UVA. Nesse sentido, este estudo se enquadra numa pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia Investigação-Ação-Participativa, que foi feita em dois momentos, a pesquisa documental, e a pesquisa de campo, realizada com seis discentes do curso em questão, através da técnica do grupo focal. Como resultados, obteve-se reflexões a respeito da curricularização da extensão no curso de Pedagogia e das contribuições da extensão para a formação dos estudantes, além de uma percepção de extensão numa perspectiva transformadora partindo da ótica das participantes da pesquisa. Dessa forma, percebeu-se que a extensão universitária contribui para a formação acadêmica do estudante de Pedagogia, ao possibilitar uma ampliação do conhecimento, por meio do contato e das trocas dialógicas com outras epistemologias que provêm das comunidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11552_TB3057_16102024223137.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA BRUNA SOUSA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA ARAÚJO"
    "autor_email" => "brunasaraujo1104@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111043
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3057
    "inscrito_id" => 11552
    "titulo" => "A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA E OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES"
    "resumo" => "A extensão universitária é uma das dimensões constitutivas da universidade, que recentemente passou por um processo de curricularização nos cursos de graduação no ensino superior. Desse modo, este estudo é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizado no ano de 2023. Com base nisso, esta pesquisa pretende analisar o processo de curricularização da extensão universitária no curso de Pedagogia e os impactos na formação dos estudantes. Para isso, foram traçadas discussões teóricas acerca da extensão e de suas concepções, além das discussões sobre o processo legal de curricularização da extensão, especificando como se deu esse processo no curso de Pedagogia da UVA. Nesse sentido, este estudo se enquadra numa pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia Investigação-Ação-Participativa, que foi feita em dois momentos, a pesquisa documental, e a pesquisa de campo, realizada com seis discentes do curso em questão, através da técnica do grupo focal. Como resultados, obteve-se reflexões a respeito da curricularização da extensão no curso de Pedagogia e das contribuições da extensão para a formação dos estudantes, além de uma percepção de extensão numa perspectiva transformadora partindo da ótica das participantes da pesquisa. Dessa forma, percebeu-se que a extensão universitária contribui para a formação acadêmica do estudante de Pedagogia, ao possibilitar uma ampliação do conhecimento, por meio do contato e das trocas dialógicas com outras epistemologias que provêm das comunidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11552_TB3057_16102024223137.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA BRUNA SOUSA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA ARAÚJO"
    "autor_email" => "brunasaraujo1104@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A extensão universitária é uma das dimensões constitutivas da universidade, que recentemente passou por um processo de curricularização nos cursos de graduação no ensino superior. Desse modo, este estudo é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizado no ano de 2023. Com base nisso, esta pesquisa pretende analisar o processo de curricularização da extensão universitária no curso de Pedagogia e os impactos na formação dos estudantes. Para isso, foram traçadas discussões teóricas acerca da extensão e de suas concepções, além das discussões sobre o processo legal de curricularização da extensão, especificando como se deu esse processo no curso de Pedagogia da UVA. Nesse sentido, este estudo se enquadra numa pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia Investigação-Ação-Participativa, que foi feita em dois momentos, a pesquisa documental, e a pesquisa de campo, realizada com seis discentes do curso em questão, através da técnica do grupo focal. Como resultados, obteve-se reflexões a respeito da curricularização da extensão no curso de Pedagogia e das contribuições da extensão para a formação dos estudantes, além de uma percepção de extensão numa perspectiva transformadora partindo da ótica das participantes da pesquisa. Dessa forma, percebeu-se que a extensão universitária contribui para a formação acadêmica do estudante de Pedagogia, ao possibilitar uma ampliação do conhecimento, por meio do contato e das trocas dialógicas com outras epistemologias que provêm das comunidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.