Esta pesquisa está em andamento no programa de pós-graduação stricto sensu Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/FAED, está vinculada à Linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças”, tem como objeto de estudo a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como objetivo geral propõe-se analisar os princípios que norteiam o desenvolvimento – conhecimento teórico-científico nos processos formativos da licenciatura em educação do campo a partir da análise do projeto pedagógico de curso apresentando contrapontos e possibilidades de debates sobre a formação inicial. Utilizamos como método o materialismo históricodialético e tem como aporte teórico a Teoria Histórico-Cultural. Como procedimentos metodológicos utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, e estão sendo analisados os PPCs de 2014 e 2018 do curso da referida licenciatura. Até o momento, analisamos as dimensões formativas apontadas pelo PPC e o posicionamento dos estudiosos da THC, podemos dizer que existe uma grande contradição entre a percepção materialista, histórica e dialética da formação humana que visa a formação integral dos indivíduos de modo que desenvolvam a consciência crítica, com a proposta formativa definida a partir dos princípios formativos apontados pelo PPC, pois, a organização curricular da Leducampo não contemplam os procedimentos de desenvolvimento e aprendizagem necessários para que os estudantes alcancem a consciência crítica. Esperamos ao final desta pesquisa produzir contribuições aos estudos direcionados à educação do campo, visando a transformação dos conhecimentos empíricos do sujeito para formas mais complexas de pensamento e, que ele tenha condições para desenvolver o pensamento teórico-científico, além de reconhecer-se nos interesses da classe trabalhadora, tornando-se sujeitos críticos, autônomos, que superem a alienação e busquem compreender as contradições da sociedade capitalista.