O letramento científico desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional da sociedade, especialmente no contexto da Educação Básica. Trata-se da capacidade de compreender, interpretar e utilizar informações científicas de maneira crítica e reflexiva. Essa habilidade vai além da simples leitura e escrita; envolve a capacidade de compreender e se envolver ativamente no processo científico, promovendo uma visão mais ampla do mundo e estimulando o pensamento crítico. Assim sendo, esse artigo aborda sobre a relevância do letramento científico para a Educação Básica e tem como objetivo principal analisar as implicações positivas deste, para o desenvolvimento completo do educando. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as orientações acerca do letramento científico em documentos de referência, como a Base Nacional Comum Curricular (2017). Além disso, foram avaliados os estudos de autores clássicos e pesquisadores contemporâneos que abordam a temática em suas linhas de pesquisa. O resultado do referido artigo, demonstrou que, no âmbito da Educação Básica, o letramento científico auxilia na formação de uma base sólida de conhecimento, despertando a curiosidade e o interesse dos estudantes pelas ciências. No entanto, ele ainda tem pouca notoriedade nas instituições de ensino e diante da sua relevância, faz-se necessário investir em práticas pedagógicas que estimulem um ambiente propício para o desenvolvimento do pensamento científico.