LETRAMENTO CIENTÍFICO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109961 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1538 "inscrito_id" => 7757 "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O letramento científico desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional da sociedade, especialmente no contexto da Educação Básica. Trata-se da capacidade de compreender, interpretar e utilizar informações científicas de maneira crítica e reflexiva. Essa habilidade vai além da simples leitura e escrita; envolve a capacidade de compreender e se envolver ativamente no processo científico, promovendo uma visão mais ampla do mundo e estimulando o pensamento crítico. Assim sendo, esse artigo aborda sobre a relevância do letramento científico para a Educação Básica e tem como objetivo principal analisar as implicações positivas deste, para o desenvolvimento completo do educando. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as orientações acerca do letramento científico em documentos de referência, como a Base Nacional Comum Curricular (2017). Além disso, foram avaliados os estudos de autores clássicos e pesquisadores contemporâneos que abordam a temática em suas linhas de pesquisa. O resultado do referido artigo, demonstrou que, no âmbito da Educação Básica, o letramento científico auxilia na formação de uma base sólida de conhecimento, despertando a curiosidade e o interesse dos estudantes pelas ciências. No entanto, ele ainda tem pouca notoriedade nas instituições de ensino e diante da sua relevância, faz-se necessário investir em práticas pedagógicas que estimulem um ambiente propício para o desenvolvimento do pensamento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7757_TB1538_27102024221726.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILDELENE MARIANO CARDOSO SILVA" "autor_nome_curto" => "ZILDELENE" "autor_email" => "lenecardoso04@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109961 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1538 "inscrito_id" => 7757 "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O letramento científico desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional da sociedade, especialmente no contexto da Educação Básica. Trata-se da capacidade de compreender, interpretar e utilizar informações científicas de maneira crítica e reflexiva. Essa habilidade vai além da simples leitura e escrita; envolve a capacidade de compreender e se envolver ativamente no processo científico, promovendo uma visão mais ampla do mundo e estimulando o pensamento crítico. Assim sendo, esse artigo aborda sobre a relevância do letramento científico para a Educação Básica e tem como objetivo principal analisar as implicações positivas deste, para o desenvolvimento completo do educando. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as orientações acerca do letramento científico em documentos de referência, como a Base Nacional Comum Curricular (2017). Além disso, foram avaliados os estudos de autores clássicos e pesquisadores contemporâneos que abordam a temática em suas linhas de pesquisa. O resultado do referido artigo, demonstrou que, no âmbito da Educação Básica, o letramento científico auxilia na formação de uma base sólida de conhecimento, despertando a curiosidade e o interesse dos estudantes pelas ciências. No entanto, ele ainda tem pouca notoriedade nas instituições de ensino e diante da sua relevância, faz-se necessário investir em práticas pedagógicas que estimulem um ambiente propício para o desenvolvimento do pensamento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7757_TB1538_27102024221726.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILDELENE MARIANO CARDOSO SILVA" "autor_nome_curto" => "ZILDELENE" "autor_email" => "lenecardoso04@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }