Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIBERESPAÇO UM NOVO MARCO FILOSÓFICO, PORÉM VELHOS DESAFIOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112062
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4542
    "inscrito_id" => 11885
    "titulo" => "CIBERESPAÇO UM NOVO MARCO FILOSÓFICO, PORÉM VELHOS DESAFIOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ciberespaço representa um novo marco filosófico, trazendo consigo oportunidades inéditas, mas também velhos desafios para a atuação docente no Ensino Médio. A utilização da expressão "Novo marco filosófico" indica que o ciberespaço traz consigo uma mudança essencial na maneira como se ensina os princípios fundamentais da Filosofia. Pretende-se com a comunicação, socializar as reflexões e sistematizações feitas em torno das experiências como docente da Rede Estadual de Ensino da Bahia, fomentando debates acerca da conexão entre o Ensino de Filosofia e o Ciberespaço na perspectiva dos docentes. O relato surge das preocupações e discussões decorrentes dos desafios enfrentados pela autora enquanto docente há treze anos em exercício no Ensino Médio da rede pública estadual. Esse período abrange momentos cruciais, como a inserção das tecnologias digitais no cenário educacional, as repercussões da pandemia de Covid-19 e a introdução do Novo Ensino Médio, que impactaram drasticamente o cenário educacional brasileiro. Destacam-se os efeitos desses movimentos no quesito práticas metodológicas, tanto positivos quanto negativos sobre a atuação docente, que precisam ser problematizados e agregados como aprendizagens para o desenvolvimento profissional de professores, proporcionando-lhes ferramentas e recursos para aprimorar suas habilidades e abordagens de ensino, culminando em melhorias na educação pública. Entre os pontos positivos uma infinidade de recursos e possibilidades para o ensino de Filosofia. Por outro lado, observa-se dificuldades ao desenvolver nos estudantes a reflexão sobre o impacto ético e social das tecnologias. Portanto, a temática apresenta desafios tanto antigos quanto novos, exigindo dos docentes uma constante adaptação e inovação. Esta produção tem o potencial não apenas de impactar positivamente a prática educacional, mas também contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, tendo em vista a preparação dos estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, que demanda habilidades e competências diversas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11885_TB4542_07102024193923.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA OLIVEIRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana7oliveira16@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112062
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4542
    "inscrito_id" => 11885
    "titulo" => "CIBERESPAÇO UM NOVO MARCO FILOSÓFICO, PORÉM VELHOS DESAFIOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ciberespaço representa um novo marco filosófico, trazendo consigo oportunidades inéditas, mas também velhos desafios para a atuação docente no Ensino Médio. A utilização da expressão "Novo marco filosófico" indica que o ciberespaço traz consigo uma mudança essencial na maneira como se ensina os princípios fundamentais da Filosofia. Pretende-se com a comunicação, socializar as reflexões e sistematizações feitas em torno das experiências como docente da Rede Estadual de Ensino da Bahia, fomentando debates acerca da conexão entre o Ensino de Filosofia e o Ciberespaço na perspectiva dos docentes. O relato surge das preocupações e discussões decorrentes dos desafios enfrentados pela autora enquanto docente há treze anos em exercício no Ensino Médio da rede pública estadual. Esse período abrange momentos cruciais, como a inserção das tecnologias digitais no cenário educacional, as repercussões da pandemia de Covid-19 e a introdução do Novo Ensino Médio, que impactaram drasticamente o cenário educacional brasileiro. Destacam-se os efeitos desses movimentos no quesito práticas metodológicas, tanto positivos quanto negativos sobre a atuação docente, que precisam ser problematizados e agregados como aprendizagens para o desenvolvimento profissional de professores, proporcionando-lhes ferramentas e recursos para aprimorar suas habilidades e abordagens de ensino, culminando em melhorias na educação pública. Entre os pontos positivos uma infinidade de recursos e possibilidades para o ensino de Filosofia. Por outro lado, observa-se dificuldades ao desenvolver nos estudantes a reflexão sobre o impacto ético e social das tecnologias. Portanto, a temática apresenta desafios tanto antigos quanto novos, exigindo dos docentes uma constante adaptação e inovação. Esta produção tem o potencial não apenas de impactar positivamente a prática educacional, mas também contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, tendo em vista a preparação dos estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, que demanda habilidades e competências diversas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11885_TB4542_07102024193923.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA OLIVEIRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana7oliveira16@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ciberespaço representa um novo marco filosófico, trazendo consigo oportunidades inéditas, mas também velhos desafios para a atuação docente no Ensino Médio. A utilização da expressão "Novo marco filosófico" indica que o ciberespaço traz consigo uma mudança essencial na maneira como se ensina os princípios fundamentais da Filosofia. Pretende-se com a comunicação, socializar as reflexões e sistematizações feitas em torno das experiências como docente da Rede Estadual de Ensino da Bahia, fomentando debates acerca da conexão entre o Ensino de Filosofia e o Ciberespaço na perspectiva dos docentes. O relato surge das preocupações e discussões decorrentes dos desafios enfrentados pela autora enquanto docente há treze anos em exercício no Ensino Médio da rede pública estadual. Esse período abrange momentos cruciais, como a inserção das tecnologias digitais no cenário educacional, as repercussões da pandemia de Covid-19 e a introdução do Novo Ensino Médio, que impactaram drasticamente o cenário educacional brasileiro. Destacam-se os efeitos desses movimentos no quesito práticas metodológicas, tanto positivos quanto negativos sobre a atuação docente, que precisam ser problematizados e agregados como aprendizagens para o desenvolvimento profissional de professores, proporcionando-lhes ferramentas e recursos para aprimorar suas habilidades e abordagens de ensino, culminando em melhorias na educação pública. Entre os pontos positivos uma infinidade de recursos e possibilidades para o ensino de Filosofia. Por outro lado, observa-se dificuldades ao desenvolver nos estudantes a reflexão sobre o impacto ético e social das tecnologias. Portanto, a temática apresenta desafios tanto antigos quanto novos, exigindo dos docentes uma constante adaptação e inovação. Esta produção tem o potencial não apenas de impactar positivamente a prática educacional, mas também contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, tendo em vista a preparação dos estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, que demanda habilidades e competências diversas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.