O ciberespaço representa um novo marco filosófico, trazendo consigo oportunidades inéditas, mas também velhos desafios para a atuação docente no Ensino Médio. A utilização da expressão "Novo marco filosófico" indica que o ciberespaço traz consigo uma mudança essencial na maneira como se ensina os princípios fundamentais da Filosofia. Pretende-se com a comunicação, socializar as reflexões e sistematizações feitas em torno das experiências como docente da Rede Estadual de Ensino da Bahia, fomentando debates acerca da conexão entre o Ensino de Filosofia e o Ciberespaço na perspectiva dos docentes. O relato surge das preocupações e discussões decorrentes dos desafios enfrentados pela autora enquanto docente há treze anos em exercício no Ensino Médio da rede pública estadual. Esse período abrange momentos cruciais, como a inserção das tecnologias digitais no cenário educacional, as repercussões da pandemia de Covid-19 e a introdução do Novo Ensino Médio, que impactaram drasticamente o cenário educacional brasileiro. Destacam-se os efeitos desses movimentos no quesito práticas metodológicas, tanto positivos quanto negativos sobre a atuação docente, que precisam ser problematizados e agregados como aprendizagens para o desenvolvimento profissional de professores, proporcionando-lhes ferramentas e recursos para aprimorar suas habilidades e abordagens de ensino, culminando em melhorias na educação pública. Entre os pontos positivos uma infinidade de recursos e possibilidades para o ensino de Filosofia. Por outro lado, observa-se dificuldades ao desenvolver nos estudantes a reflexão sobre o impacto ético e social das tecnologias. Portanto, a temática apresenta desafios tanto antigos quanto novos, exigindo dos docentes uma constante adaptação e inovação. Esta produção tem o potencial não apenas de impactar positivamente a prática educacional, mas também contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, tendo em vista a preparação dos estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, que demanda habilidades e competências diversas.