Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUÍMICA COMO FERRAMENTA PARA A CIDADANIA ATIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109536
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 931
    "inscrito_id" => 7260
    "titulo" => "A QUÍMICA COMO FERRAMENTA PARA A CIDADANIA ATIVA"
    "resumo" => "O presente estudo explora a promoção de um ensino de química significativo de forma a adaptar-se à realidade do dia a dia do alunado, utilizando da ética e cidadania para a preparação e inserção dos alunos na sociedade contemporânea. Visa investigar a importância da educação no ensino de química como um catalisador essencial para a formação de cidadãos críticos, éticos e participativos, compreender as interações entre ciência, tecnologia e sociedade no contexto educacional brasileiro e analisar como a compreensão dessas interações contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas e para a consciência dos aspectos éticos e sociais envolvidos. O estudo foi realizado por meio de revisão de literatura e busca on-line com levantamento bibliográfico de reproduções científicas no período de 2018 a 2023, disponíveis em artigos na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google acadêmico. No tocante aos resultados, foi possível inferir a importância da educação no ensino de química para a cidadania como um pilar essencial na construção de sociedades informadas, críticas e participativas. Nesse viés, o ensino de química transcende a mera transmissão de conhecimentos técnicos, pois, se contextualizado, capacita os indivíduos a compreenderem e questionarem ativamente o mundo ao seu redor de forma crítica, de modo a torná-los agentes de mudanças, visto que, a Química é uma ferramenta essencial para a cidadania ativa, contribuindo para a saúde, a sustentabilidade e a segurança alimentar. Através da aplicação da química, é possível promover o bem-estar da sociedade e garantir um futuro melhor para as gerações futuras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7260_TB931_20102024115653.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAINANDO BRITO MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "JAINANDO MORAIS"
    "autor_email" => "jainandomorais.20200008777@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109536
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 931
    "inscrito_id" => 7260
    "titulo" => "A QUÍMICA COMO FERRAMENTA PARA A CIDADANIA ATIVA"
    "resumo" => "O presente estudo explora a promoção de um ensino de química significativo de forma a adaptar-se à realidade do dia a dia do alunado, utilizando da ética e cidadania para a preparação e inserção dos alunos na sociedade contemporânea. Visa investigar a importância da educação no ensino de química como um catalisador essencial para a formação de cidadãos críticos, éticos e participativos, compreender as interações entre ciência, tecnologia e sociedade no contexto educacional brasileiro e analisar como a compreensão dessas interações contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas e para a consciência dos aspectos éticos e sociais envolvidos. O estudo foi realizado por meio de revisão de literatura e busca on-line com levantamento bibliográfico de reproduções científicas no período de 2018 a 2023, disponíveis em artigos na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google acadêmico. No tocante aos resultados, foi possível inferir a importância da educação no ensino de química para a cidadania como um pilar essencial na construção de sociedades informadas, críticas e participativas. Nesse viés, o ensino de química transcende a mera transmissão de conhecimentos técnicos, pois, se contextualizado, capacita os indivíduos a compreenderem e questionarem ativamente o mundo ao seu redor de forma crítica, de modo a torná-los agentes de mudanças, visto que, a Química é uma ferramenta essencial para a cidadania ativa, contribuindo para a saúde, a sustentabilidade e a segurança alimentar. Através da aplicação da química, é possível promover o bem-estar da sociedade e garantir um futuro melhor para as gerações futuras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7260_TB931_20102024115653.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAINANDO BRITO MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "JAINANDO MORAIS"
    "autor_email" => "jainandomorais.20200008777@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo explora a promoção de um ensino de química significativo de forma a adaptar-se à realidade do dia a dia do alunado, utilizando da ética e cidadania para a preparação e inserção dos alunos na sociedade contemporânea. Visa investigar a importância da educação no ensino de química como um catalisador essencial para a formação de cidadãos críticos, éticos e participativos, compreender as interações entre ciência, tecnologia e sociedade no contexto educacional brasileiro e analisar como a compreensão dessas interações contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas e para a consciência dos aspectos éticos e sociais envolvidos. O estudo foi realizado por meio de revisão de literatura e busca on-line com levantamento bibliográfico de reproduções científicas no período de 2018 a 2023, disponíveis em artigos na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google acadêmico. No tocante aos resultados, foi possível inferir a importância da educação no ensino de química para a cidadania como um pilar essencial na construção de sociedades informadas, críticas e participativas. Nesse viés, o ensino de química transcende a mera transmissão de conhecimentos técnicos, pois, se contextualizado, capacita os indivíduos a compreenderem e questionarem ativamente o mundo ao seu redor de forma crítica, de modo a torná-los agentes de mudanças, visto que, a Química é uma ferramenta essencial para a cidadania ativa, contribuindo para a saúde, a sustentabilidade e a segurança alimentar. Através da aplicação da química, é possível promover o bem-estar da sociedade e garantir um futuro melhor para as gerações futuras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.