O presente estudo explora a promoção de um ensino de química significativo de forma a adaptar-se à realidade do dia a dia do alunado, utilizando da ética e cidadania para a preparação e inserção dos alunos na sociedade contemporânea. Visa investigar a importância da educação no ensino de química como um catalisador essencial para a formação de cidadãos críticos, éticos e participativos, compreender as interações entre ciência, tecnologia e sociedade no contexto educacional brasileiro e analisar como a compreensão dessas interações contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas e para a consciência dos aspectos éticos e sociais envolvidos. O estudo foi realizado por meio de revisão de literatura e busca on-line com levantamento bibliográfico de reproduções científicas no período de 2018 a 2023, disponíveis em artigos na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google acadêmico. No tocante aos resultados, foi possível inferir a importância da educação no ensino de química para a cidadania como um pilar essencial na construção de sociedades informadas, críticas e participativas. Nesse viés, o ensino de química transcende a mera transmissão de conhecimentos técnicos, pois, se contextualizado, capacita os indivíduos a compreenderem e questionarem ativamente o mundo ao seu redor de forma crítica, de modo a torná-los agentes de mudanças, visto que, a Química é uma ferramenta essencial para a cidadania ativa, contribuindo para a saúde, a sustentabilidade e a segurança alimentar. Através da aplicação da química, é possível promover o bem-estar da sociedade e garantir um futuro melhor para as gerações futuras.