A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem mudado suas características ao longo dos anos não sendo mais voltada exclusivamente para adultos trabalhadores. Avanços são identificados quanto sua inserção na política educacional, mas apesar disso, ainda é marcada por grandes desafios que percorrem o seu processo histórico, no entanto, um desafio de maior relevância continua sendo o acesso a escolarização. Frente as recentes orientações e características que envolvem essa modalidade de ensino, buscamos investigar a seguinte questão: Quais as características da EJA no estado do Amapá, no que tange a distribuição de matrículas por etapa de ensino, faixa etária, cor/raça, sexo e sua relação com processos recentes tais como a escolarização (matrículas), a juvenilização dessa modalidade e a integração da EJA com a educação profissional, no período de 2013 a 2023? Diante dessas indagações, objetivou-se analisar o panorama da EJA no Amapá, no que tange a distribuição de matrículas por etapa de ensino, faixa etária e sexo bem como suas tendências recentes (escolarização, juvenilização das turmas e EJA integrada a EPT) nos últimos dez anos. Para tanto, nos pautamos numa abordagem qualiquantitativa, por meio de uma pesquisa documental onde coletamos dados através das sinopses estatísticas da educação básica (fonte primária), bem como outras fontes de dados complementares. Os resultados evidenciaram que nos últimos 10 anos: 1) vem se aprofundando a juvenilização da EJA no Amapá, onde a predominância de matrículas tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio está voltada essencialmente a faixa etária dos 18 aos 23 anos, 2) houve significativa redução de matrículas na EJA e 3) baixíssimo quantitativo de matrículas na EJA integrada a educação profissional, contrapondo-se as metas estabelecidas para esse tipo de oferta no Plano Nacional de Educação.