A partir do desconforto que surge nos conflitos entre professor e aluno em sala de aula ver-se o interesse em tentar compreender o desempenho do docente em sala, observando seu comportamento e posturas exercidas no cotidiano. Possibilitando assim, um aprendizado sadio e prazeroso, fazendo com que o aluno tenha um olhar confiante. Através de pressupostos teóricos que os profissionais da educação dispõem, identifica-se a necessidade de refletir sobre as ações pedagógicas no que diz respeito a conhecer e reconhecer a importância do sujeito da aprendizagem a entender o que pode facilitar ou impedir que se aprenda, o docente reflete sua ação usando-a em sua prática como mediação na construção do processo ensino aprendizagem. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, tem como objetivo verificar a relação professor/aluno através de entrevistas com alguns professores da rede particular de ensino fundamental I. Tendo em seu referencial teórico, Newoy, Vigostsky, Salvador. As hipóteses levantadas sobre estas observações acerca das relações interpessoais nos leva a crer que é de suma importância para o equilíbrio em um ambiente escolar o uso de uma dinâmica cotidiana com estratégias onde haja sempre motivações e incentivos com intencionalidades e significados de afetividade.