Pessoas com altas habilidades e superdotação, também conhecidos como dotados intelectualmente, apresentam habilidades cognitivas excepcionais em comparação com a média da população. É importante destacar que altas habilidades e superdotação não se resumem apenas a vantagens cognitivas, mas nas diversas áreas das atividades humanas, além de envolve aspectos emocionais e sociais que muitas vezes são esquecidos. Essas pessoas podem enfrentar desafios como isolamento social, dificuldades de relacionamento, expectativas elevadas e até mesmo problemas de autoestima decorrentes de não se sentirem compreendidos ou desafiados adequadamente em seu ambiente educacional. Mesmo contempladas na Política de Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva (2008) como pessoas com direito ao atendimento especial nas escolas, os estudantes com Altas Habilidades e Superdotação têm sido negligenciados. Nessa direção temos o objetivo de analisar as principais adversidades enfrentadas por estudantes com altas habilidades/superdotação, com ênfase nas áreas emocional, social e educacional, para compreender como impactam suas vidas e quais estratégias podem ser adotadas para mitigar essas dificuldades. A metodologia empregada baseia-se na análise e síntese de documentos, dissertações, teses e literatura relevantes ao tema, a partir da pesquisa do tipo estado conhecimento. Na revisão bibliográfica visibilizamos fatores que contribuem para esses desafios, bem como, estratégias e intervenções. A promoção da educação inclusiva e a sensibilização dos educadores e da comunidade sobre as necessidades das pessoas com altas habilidades/superdotação são fundamentais para garantir que tenham oportunidades justas e suporte adequado para alcançarem seu potencial. Ao adotar uma abordagem holística que considera as dimensões emocionais, sociais e educacionais, é possível criar um ambiente favorável ao desenvolvimento saudável e integral.