Este artigo investiga como a implementação da linguagem neutra em contextos educacionais pode impactar a inclusão e a promoção dos direitos humanos. A linguagem neutra, que evita a marcação de gênero e busca ser inclusiva para todas as identidades, é uma ferramenta crucial para criar ambientes escolares mais respeitosos e equitativos. O presente trabalho discute como essa prática pode contribuir para a construção de um ambiente que respeite e reconheça a diversidade de gênero, promovendo a igualdade e combatendo a discriminação. Também são analisadas as barreiras e desafios enfrentados por educadores e instituições ao implementar a linguagem neutra, incluindo a resistência cultural e as limitações estruturais. O objetivo geral deste artigo é investigar o impacto da implementação da linguagem neutra em contextos educacionais na promoção da inclusão e dos direitos humanos. Dito isso, o artigo aborda como a introdução da linguagem neutra pode alinhar-se aos princípios dos direitos humanos, destacando sua origem e o papel da educação na formação de uma sociedade mais inclusiva e justa. Em seguida, haverá uma breve discussão sobre o Projeto de Lei de Nº 198 de 2023 que veda o uso de linguagem neutra na educação básica, ressaltando os retrocessos reverberados no meio legislativo. A metodologia adotada configura-se como uma revisão de literatura com uma abordagem qualitativa. A construção do trabalho foi realizada por meio da análise de livros, instrumentos jurídicos, revistas e artigos que abordam a problemática em questão.