O objetivo deste trabalho é o de evidenciar as experiências que fizeram parte do percurso acadêmico de um dos autores no sentido de possibilitar nelas a reflexão a respeito das práticas extracurriculares e de extensão tão fundamentais em uma jornada de formação que vão além dos muros da universidade e do que já é esperado nos currículos universitários. Com foco no estudo das trajetórias de vida e narrativas autobiográficas, identificamos as experiências-referências, as práticas de extensão e formação continuada desde o início da formação acadêmica, isto é, o curso de graduação em Teologia e também Pedagogia, chegando ao Doutorado em Educação. O exercício de narrar a si mesmo envolve um processo de rememoração, ou seja, visitar memórias com olhos de análise trazendo ao presente uma reflexão dialógica: um reconhecimento de si, no sentido de perceber que somos agentes sociais e sujeitos históricos. Também que produzimos história, que estamos em relação social com o meio circundante. O texto ainda aponta os desafios de conciliar os estudos com o trabalho, a questão da pandemia causada pelo COVID-19 e também as nuances dessa história marcada por momentos de solidão e dificuldades em um caminho cada vez mais profícuo, stricto sensu e que encontra no narrar-se a si mesmo sua completude narrativa e autobiográfica