O presente trabalho aborda sobre o ensino de biologia no ensino médio, buscando problematizar a realidade distópica do interesse escolar dos alunos e alunas na disciplina de biologia nas turmas de 2ª e 3ª série, a partir das vivencias de dois bolsistas ( Vitor Carvalho Rodrigues da Silva e Vinicius Carvalho Rodrigues da Silva) residentes do programa PRP (Programa de Residência Pedagógica) no município de Floriano-PI. Esta pesquisa tem como objetivo de relatar e analisar a percepção do desinteresse dos estudantes nas aulas de biologia. Para o aporte teórico, partimos do pensamento de Tânia (1999), que diz que uma das problemáticas iniciais, achadas no espaço escolar pelo docente é que os estudantes, não querem mais se interessarem a aprender o assunto, que é ensinado. De acordo com Bazilio (2009) examina o desinteresse como um elemento ligado com o padrão de administração escolar. A metodologia utilizada parte de uma pesquisa qualitativa e de campo. Utilizamos para a coletas de dados a técnica das observações realidades em sala de aula durante a participação no PRP. Como resultado, observamos que o uso do celular em sala de aula é um fator que contribui para o desinteresse dos educandos, bem como atrapalha na atenção no processo do ensino aprendizagem. Outro fator é a falta da presença da família e/ou responsáveis nas reuniões pedagógicas e no dia a dia escolar. Apontamos que a falta de curiosidade, estímulos e a falta de disciplina, interferem no processo de desvendar novos saberes e também de descobrir as dúvidas existentes no meio educacional.