CONDIÇÕES DE TRABALHO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108869 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "CONDIÇÕES DE TRABALHO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "Atualmente, a docência envolve uma complexidade de dimensões e aspectos que abrangem desde questões políticas na educação até a prática pedagógica, que por sua vez se estende além da sala de aula. Ser professor(a), profissional cujo trabalho é constituído por elementos acadêmicos e sociais, significa reconhecer uma complexidade de dimensões e aspectos que envolvem desde questões referentes às políticas educacionais até a prática pedagógica, a qual, por sua vez, não se esgota no desenvolvimento da aula. Considerando então como ponto de referência o problema de pesquisa, de forma geral, o objetivo é conhecer e avaliar as condições de trabalho dos(as) professores(as) participantes, bem como identificar aspectos relacionados a sua atuação profissional e possíveis relações entre as condições de trabalho e a prática pedagógica. A população de estudo é composta por docentes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus Amargosa, Bahia. Os instrumentos e procedimentos utilizados na pesquisa são: a) análise documental; b) observações em campo; e c) realização de entrevistas semiestruturadas. Os achados iniciais mostram que os(as) participantes foram influenciados(as) na escolha da área pelas práticas esportivas; consideram seu ambiente de trabalho agradável e a carga horária de trabalho excessiva; estão satisfeitos(as) com a docência, mas insatisfeitos(as) com a remuneração e serviços de saúde recebidos; já passaram por esgotamento físico e/ou mental; se organizam para conseguir ter momentos de lazer e relações interpessoais; estão insatisfeitos(as) com as condições materiais e de infraestrutura, entre outros aspectos analisados. Condições de trabalho inadequadas produzem efeito negativo na prática pedagógica de professores universitários, por isso é um aspecto fundamental a ser considerado para se compreender os motivos implicados nas ações docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID401_TB13_30092024180857.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO JOSÉ DE QUEIROZ BRITO" "autor_nome_curto" => "BRUNO BRITO" "autor_email" => "bjqbrito@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108869 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "CONDIÇÕES DE TRABALHO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "Atualmente, a docência envolve uma complexidade de dimensões e aspectos que abrangem desde questões políticas na educação até a prática pedagógica, que por sua vez se estende além da sala de aula. Ser professor(a), profissional cujo trabalho é constituído por elementos acadêmicos e sociais, significa reconhecer uma complexidade de dimensões e aspectos que envolvem desde questões referentes às políticas educacionais até a prática pedagógica, a qual, por sua vez, não se esgota no desenvolvimento da aula. Considerando então como ponto de referência o problema de pesquisa, de forma geral, o objetivo é conhecer e avaliar as condições de trabalho dos(as) professores(as) participantes, bem como identificar aspectos relacionados a sua atuação profissional e possíveis relações entre as condições de trabalho e a prática pedagógica. A população de estudo é composta por docentes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus Amargosa, Bahia. Os instrumentos e procedimentos utilizados na pesquisa são: a) análise documental; b) observações em campo; e c) realização de entrevistas semiestruturadas. Os achados iniciais mostram que os(as) participantes foram influenciados(as) na escolha da área pelas práticas esportivas; consideram seu ambiente de trabalho agradável e a carga horária de trabalho excessiva; estão satisfeitos(as) com a docência, mas insatisfeitos(as) com a remuneração e serviços de saúde recebidos; já passaram por esgotamento físico e/ou mental; se organizam para conseguir ter momentos de lazer e relações interpessoais; estão insatisfeitos(as) com as condições materiais e de infraestrutura, entre outros aspectos analisados. Condições de trabalho inadequadas produzem efeito negativo na prática pedagógica de professores universitários, por isso é um aspecto fundamental a ser considerado para se compreender os motivos implicados nas ações docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID401_TB13_30092024180857.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO JOSÉ DE QUEIROZ BRITO" "autor_nome_curto" => "BRUNO BRITO" "autor_email" => "bjqbrito@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }