Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSMÍDIAS COMO ELEMENTO ENGAJADOR NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111559
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3795
    "inscrito_id" => 10398
    "titulo" => "TRANSMÍDIAS COMO ELEMENTO ENGAJADOR NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A Transmídia surge como uma abordagem inovadora no ensino superior, principalmente quando nos comunicamos com a geração millennials em sala de aula. Há um movimento que nos faz acreditar que todos são muito imersos às tecnologias. Ao adotar tal perspectiva, podemos utilizar inúmeras plataformas de mídia para contar histórias ou apresentar conteúdos, o que pode ser particularmente atraente para estudantes, se considerarmos que cresceram na era digital e essa crença do interesse exacerbado por tecnologias. Ao adotar diferentes tipos de mídias e dispositivos de comunicação, como livros, computadores e smartphones, há a possibilidade de que a Transmídia torne os alunos protagonistas na construção do conhecimento. Isso não apenas pode aumentar o engajamento, mas também promover uma aprendizagem mais profunda ao permitir que os alunos explorem o conteúdo de maneira interativa e colaborativa. Esse artigo, visa avaliar o sucesso dessa estratégia a partir de pesquisas que referendem cada um desses dispositivos, enquanto instrumentos de ensino e aprendizagem, durante os anos de 2020 a 2023, quando as mesmas se popularizam através do contexto pandêmico. Há a perspectiva de compreender sobre a participação ativa dos alunos, a solução de desafios relacionados ao conteúdo abordado, dinâmica e a atração no ambiente educacional, alinhados às expectativas e ao comportamento da geração millennial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10398_TB3795_26102024163945.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR DANIEL DE OLIVEIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Victor Daniel d"
    "autor_email" => "victoroliveir@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111559
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3795
    "inscrito_id" => 10398
    "titulo" => "TRANSMÍDIAS COMO ELEMENTO ENGAJADOR NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A Transmídia surge como uma abordagem inovadora no ensino superior, principalmente quando nos comunicamos com a geração millennials em sala de aula. Há um movimento que nos faz acreditar que todos são muito imersos às tecnologias. Ao adotar tal perspectiva, podemos utilizar inúmeras plataformas de mídia para contar histórias ou apresentar conteúdos, o que pode ser particularmente atraente para estudantes, se considerarmos que cresceram na era digital e essa crença do interesse exacerbado por tecnologias. Ao adotar diferentes tipos de mídias e dispositivos de comunicação, como livros, computadores e smartphones, há a possibilidade de que a Transmídia torne os alunos protagonistas na construção do conhecimento. Isso não apenas pode aumentar o engajamento, mas também promover uma aprendizagem mais profunda ao permitir que os alunos explorem o conteúdo de maneira interativa e colaborativa. Esse artigo, visa avaliar o sucesso dessa estratégia a partir de pesquisas que referendem cada um desses dispositivos, enquanto instrumentos de ensino e aprendizagem, durante os anos de 2020 a 2023, quando as mesmas se popularizam através do contexto pandêmico. Há a perspectiva de compreender sobre a participação ativa dos alunos, a solução de desafios relacionados ao conteúdo abordado, dinâmica e a atração no ambiente educacional, alinhados às expectativas e ao comportamento da geração millennial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10398_TB3795_26102024163945.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR DANIEL DE OLIVEIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Victor Daniel d"
    "autor_email" => "victoroliveir@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Transmídia surge como uma abordagem inovadora no ensino superior, principalmente quando nos comunicamos com a geração millennials em sala de aula. Há um movimento que nos faz acreditar que todos são muito imersos às tecnologias. Ao adotar tal perspectiva, podemos utilizar inúmeras plataformas de mídia para contar histórias ou apresentar conteúdos, o que pode ser particularmente atraente para estudantes, se considerarmos que cresceram na era digital e essa crença do interesse exacerbado por tecnologias. Ao adotar diferentes tipos de mídias e dispositivos de comunicação, como livros, computadores e smartphones, há a possibilidade de que a Transmídia torne os alunos protagonistas na construção do conhecimento. Isso não apenas pode aumentar o engajamento, mas também promover uma aprendizagem mais profunda ao permitir que os alunos explorem o conteúdo de maneira interativa e colaborativa. Esse artigo, visa avaliar o sucesso dessa estratégia a partir de pesquisas que referendem cada um desses dispositivos, enquanto instrumentos de ensino e aprendizagem, durante os anos de 2020 a 2023, quando as mesmas se popularizam através do contexto pandêmico. Há a perspectiva de compreender sobre a participação ativa dos alunos, a solução de desafios relacionados ao conteúdo abordado, dinâmica e a atração no ambiente educacional, alinhados às expectativas e ao comportamento da geração millennial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.