Este artigo descreve as experiências vividas pelo professor de Física do Ensino médio participante como preceptor na E.E.E.M Mons. Constantino Vieira durante a validade do Programa Residência Pedagógica, subprojeto de Física da UFCG/CFP. No período entre maio de 2023 e maio de 2024. O programa Residência Pedagógica é de suma importância nas escolas, pois apesar da grande dificuldade e sucateamento das escolas públicas, estimula o professor que está na sala de aula a buscar alternativas para sua prática docente e a realização da pesquisa científica, ao mesmo tempo que o aluno bolsista do curso de Física põe em prática a teoria estudada na sala de aula da academia. O objetivo geral é relatar as atividades que foram compartilhadas, destacando a realização de experimentos, aulas com foco em Física clássica e moderna, uso de materiais concretos do laboratório de Física da escola e materiais de baixo custo, montagens de kits de robótica com ênfase ao currículo corrente e baseados na literatura científica. Acrescentando a vivência da semana de Física na escola com a mostra de experimentos. O referencial teórico-metodológico foi inspirado na visão pedagógica de Paulo Freire e em outros importantes pensadores da educação com foco na promoção de uma educação libertadora e transformadora, que estimulasse o pensamento crítico e a autonomia dos alunos, e que eles pudessem exercer seu papel de cidadãos conscientes e transformadores no meio em que vivem. O método, relato de experiência, proporciona a expressão de vivências que contribuíram para uma prática pedagógica exitosa.