O PROFESSOR AUXILIAR JUNTO AO ESTUDANTE COM NEE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111660 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3952 "inscrito_id" => 7755 "titulo" => "O PROFESSOR AUXILIAR JUNTO AO ESTUDANTE COM NEE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Ao observar o contexto da Educação Básica brasileira, é percebida uma crescente demanda de profissionais que atuam na condição de professores auxiliares de sala, na lida com o atendimento de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), principalmente de crianças e adolescentes neurodivergentes. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo central analisar quais são e de onde partem as principais dificuldades da atuação dos referidos profissionais em recorte. Os procedimentos metodológicos utilizados para produção deste trabalho foram 1) Produção e compartilhamento de um formulário com perguntas para a construção de dados que nos permitem investigar as práticas dos que atuam junto aos estudantes com NEE; 2) Análise do que a legislação vigente diz a respeito desta prática pedagógica e, por último, 3) Análise da revisão bibliográfica do que vem sendo discutido acerca do tema. Como referência bibliográfica, utilizamos os autores Montoan, Sassaki e Deliberato, no que diz respeito à temática da Educação Inclusiva; e Novoa e Libaneo, referente à formação docente. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se: 1) Uma lacuna na formação dos cursos de Pedagogia, relacionada à profissão referenciada; 2) Ausência de reconhecimento como profissionais da educação e, por fim, 3) Necessidade de direcionamento de suas funções. Tais resultados implicam a necessidade de mapear o que vem sendo discutido no âmbito acadêmico com o objetivo de subsidiar tal práxis, assim como compreender o que é preciso para ajustar as carências desta formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7755_TB3952_22102024113834.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSICA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JÉSICA ALVES" "autor_email" => "jesica.alves.059@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111660 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3952 "inscrito_id" => 7755 "titulo" => "O PROFESSOR AUXILIAR JUNTO AO ESTUDANTE COM NEE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Ao observar o contexto da Educação Básica brasileira, é percebida uma crescente demanda de profissionais que atuam na condição de professores auxiliares de sala, na lida com o atendimento de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), principalmente de crianças e adolescentes neurodivergentes. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo central analisar quais são e de onde partem as principais dificuldades da atuação dos referidos profissionais em recorte. Os procedimentos metodológicos utilizados para produção deste trabalho foram 1) Produção e compartilhamento de um formulário com perguntas para a construção de dados que nos permitem investigar as práticas dos que atuam junto aos estudantes com NEE; 2) Análise do que a legislação vigente diz a respeito desta prática pedagógica e, por último, 3) Análise da revisão bibliográfica do que vem sendo discutido acerca do tema. Como referência bibliográfica, utilizamos os autores Montoan, Sassaki e Deliberato, no que diz respeito à temática da Educação Inclusiva; e Novoa e Libaneo, referente à formação docente. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se: 1) Uma lacuna na formação dos cursos de Pedagogia, relacionada à profissão referenciada; 2) Ausência de reconhecimento como profissionais da educação e, por fim, 3) Necessidade de direcionamento de suas funções. Tais resultados implicam a necessidade de mapear o que vem sendo discutido no âmbito acadêmico com o objetivo de subsidiar tal práxis, assim como compreender o que é preciso para ajustar as carências desta formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7755_TB3952_22102024113834.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSICA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JÉSICA ALVES" "autor_email" => "jesica.alves.059@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }