Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, consistem em 17 objetivos globais que se propõem a erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos até 2030. No contexto educacional, esses objetivos podem ser abordados através da literatura, que possui um potencial único para sensibilizar e engajar jovens leitores sobre questões ambientais, sociais e econômicas. A integração da literatura infanto-juvenil nas aulas de ciências como abordagem didática para promover os ODS é uma estratégia inovadora e relevante. O objetivo deste estudo é analisar a presença dos ODS na literatura infanto-juvenil de modo a unir a leitura com a ciência de forma interdisciplinar enriquecendo o processo de aprendizagem através da literatura. A pesquisa é de cunho qualitativo com foco na interpretação e análise dos textos paradidáticos. Foi realizada uma identificação e seleção de obras de literatura infanto-juvenil que abordem temas relacionados aos ODS e em seguida realizou-se uma análise de conteúdo das obras selecionadas para identificar como os temas são apresentados, onde foram categorizados os textos de acordo com cada ODS ali presente. Trabalhar a literatura nas aulas de ciências com foco nos ODS é essencial, pois as narrativas literárias têm a capacidade de despertar a imaginação, empatia e compreensão crítica dos estudantes. A literatura infanto-juvenil, em particular, pode introduzir conceitos complexos de maneira acessível e envolvente, promovendo uma consciência ecológica e social desde cedo. Além disso, a leitura e a discussão de histórias que abordam temas como a preservação ambiental, a igualdade de gênero e a justiça social podem inspirar ações concretas e formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com um futuro sustentável. O estudo pretende demonstrar que a literatura infanto-juvenil é uma ferramenta importante para auxiliar o trabalho com a educação sustentável nas aulas de ciências.