Este trabalho aborda o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando a importância dessa disciplina para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos. A pesquisa tem como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem de Ciências na rede pública municipal de Fortaleza, Ceará. Enfatizando a relevância do ensino de Ciências na formação dos alunos, sua relação com a prática e a importância da formação dos professores nesse contexto. Também aborda a diversidade de escolas e desafios enfrentados pelos professores na abordagem de Ciências. O problema de pesquisa foca na efetividade da aprendizagem de conteúdos de Ciências nos anos iniciais, questionando se essa aprendizagem ocorre de maneira significativa. Os objetivos são divididos entre verificar percepções dos professores e dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem, examinar as metodologias e currículos, avaliar a formação continuada de professores, identificar instrumentos de avaliação utilizados e verificar sua motivação e habilidades em relação à Ciência. A metodologia adotada é a qualitativa e inclui pesquisa de campo em seis escolas municipais de Fortaleza. Serão aplicados questionários e realizadas entrevistas com professores e alunos, além de análise de currículos de cursos de pedagogia e instrumentos de avaliação utilizados. A análise de dados será baseada na análise de conteúdo seguindo metodologia de Bardin, com considerações sobre a escala Likert para perguntas fechadas. Os resultados da pesquisa serão discutidos à luz do referencial teórico, visando a otimização do ensino de Ciências nos anos iniciais. O trabalho deve contribuir para a compreensão dos desafios e oportunidades do Ensino de Ciências, fornecendo contextos valiosos para melhorias nas práticas pedagógicas e na formação de professores.