A Educação Sexual na escola é um tema bastante discutido na literatura acadêmica, dado a sua relevância na formação dos sujeitos ao longo da vida, um tema que deve ser abordado desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escola como instituição educacional, com alcance social possibilita capilarizar o debate e a reflexão dentro e fora dos espaços escolares. O presente artigo tem como objetivo central investigar como a temática “Educação Sexual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” vem sendo discutida no meio acadêmico, especialmente, em trabalhos de teses, no período de 2017 – 2022, apresentadas em Programas de Pós-graduação em Educação. A motivação para tal investigação se deu pelo interesse em evidenciar como a educação sexual está presente no campo da pesquisa e das produções acadêmicas e de que forma estas produções estão direcionadas aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Quanto à metodologia, se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, quantitativa e qualitativa, por meio de trabalhos identificados e vinculados na base Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, se constituindo a partir da análise interpretativa. Para a consecução do presente estudo consideramos os trabalhos de teses, defendidas nos últimos cinco anos, que se relacionavam diretamente com o tema da pesquisa em foco, tendo como resultado as importantes contribuições dessas produções acadêmicas para a formação inicial e continuada de professores e professoras no contexto da educação de modo particular e, da sociedade de modo geral.