CULTURA DE INOVAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114759 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8407 "inscrito_id" => 20271 "titulo" => "CULTURA DE INOVAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Ao longo de mais de cinco anos, a professora Polyana Marques tem se destacado na prática docente com uma abordagem inovadora voltada para alunos do ensino fundamental menor, onde a cultura de inovação é o pilar central. Reconhecendo que seus estudantes são nativos digitais, ela utiliza diversas ferramentas tecnológicas, digitais e não digitais, para promover uma aprendizagem significativa e prática. Em suas aulas, os estudantes são incentivados a colocar a mão na massa, participando ativamente da construção de alternativas e produtos que visam resolver problemas reais do cotidiano. Essa metodologia não só fomenta a criatividade, mas também fortalece a construção colaborativa e desenvolve competências socioemocionais. As atividades propostas pela professora Polyana envolvem o uso de materiais recicláveis, eletrônicos e outros recursos diversos, proporcionando um ambiente dinâmico e engajador. Por exemplo, durante o projeto “Sociedades em transformação", os alunos foram incentivados a criarem tecnologias para inclusão social a partir de materiais diversos e do makey makey (kit de automação robótica), integrando conhecimentos de matemática, ciência e programação, construíram um tradutor de libras, onde ao tocar em uma palavra em português a tela do computador mostrava o sinal em libras enquanto trabalhavam em equipes, aprimorando habilidades de comunicação e empatia. Através dessas experiências práticas, os alunos não apenas adquirem conhecimento acadêmico, mas também desenvolvem um senso de responsabilidade social e ambiental. A dedicação da professora Polyana à cultura de inovação na prática docente reflete seu compromisso em preparar os alunos para os desafios do século XXI, garantindo que eles se tornem aprendizes autônomos, criativos e colaborativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20271_TB8407_06082024210506.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLYANA GYRLEN DOS SANTOS MARQUES" "autor_nome_curto" => "POLYANA MARQUES" "autor_email" => "pgyrlen@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114759 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8407 "inscrito_id" => 20271 "titulo" => "CULTURA DE INOVAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Ao longo de mais de cinco anos, a professora Polyana Marques tem se destacado na prática docente com uma abordagem inovadora voltada para alunos do ensino fundamental menor, onde a cultura de inovação é o pilar central. Reconhecendo que seus estudantes são nativos digitais, ela utiliza diversas ferramentas tecnológicas, digitais e não digitais, para promover uma aprendizagem significativa e prática. Em suas aulas, os estudantes são incentivados a colocar a mão na massa, participando ativamente da construção de alternativas e produtos que visam resolver problemas reais do cotidiano. Essa metodologia não só fomenta a criatividade, mas também fortalece a construção colaborativa e desenvolve competências socioemocionais. As atividades propostas pela professora Polyana envolvem o uso de materiais recicláveis, eletrônicos e outros recursos diversos, proporcionando um ambiente dinâmico e engajador. Por exemplo, durante o projeto “Sociedades em transformação", os alunos foram incentivados a criarem tecnologias para inclusão social a partir de materiais diversos e do makey makey (kit de automação robótica), integrando conhecimentos de matemática, ciência e programação, construíram um tradutor de libras, onde ao tocar em uma palavra em português a tela do computador mostrava o sinal em libras enquanto trabalhavam em equipes, aprimorando habilidades de comunicação e empatia. Através dessas experiências práticas, os alunos não apenas adquirem conhecimento acadêmico, mas também desenvolvem um senso de responsabilidade social e ambiental. A dedicação da professora Polyana à cultura de inovação na prática docente reflete seu compromisso em preparar os alunos para os desafios do século XXI, garantindo que eles se tornem aprendizes autônomos, criativos e colaborativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20271_TB8407_06082024210506.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLYANA GYRLEN DOS SANTOS MARQUES" "autor_nome_curto" => "POLYANA MARQUES" "autor_email" => "pgyrlen@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }