Ao longo de mais de cinco anos, a professora Polyana Marques tem se destacado na prática docente com uma abordagem inovadora voltada para alunos do ensino fundamental menor, onde a cultura de inovação é o pilar central. Reconhecendo que seus estudantes são nativos digitais, ela utiliza diversas ferramentas tecnológicas, digitais e não digitais, para promover uma aprendizagem significativa e prática. Em suas aulas, os estudantes são incentivados a colocar a mão na massa, participando ativamente da construção de alternativas e produtos que visam resolver problemas reais do cotidiano. Essa metodologia não só fomenta a criatividade, mas também fortalece a construção colaborativa e desenvolve competências socioemocionais. As atividades propostas pela professora Polyana envolvem o uso de materiais recicláveis, eletrônicos e outros recursos diversos, proporcionando um ambiente dinâmico e engajador. Por exemplo, durante o projeto “Sociedades em transformação", os alunos foram incentivados a criarem tecnologias para inclusão social a partir de materiais diversos e do makey makey (kit de automação robótica), integrando conhecimentos de matemática, ciência e programação, construíram um tradutor de libras, onde ao tocar em uma palavra em português a tela do computador mostrava o sinal em libras enquanto trabalhavam em equipes, aprimorando habilidades de comunicação e empatia. Através dessas experiências práticas, os alunos não apenas adquirem conhecimento acadêmico, mas também desenvolvem um senso de responsabilidade social e ambiental. A dedicação da professora Polyana à cultura de inovação na prática docente reflete seu compromisso em preparar os alunos para os desafios do século XXI, garantindo que eles se tornem aprendizes autônomos, criativos e colaborativos.