Este artigo explora a formação de leitores literários no Clube Deleit(ura), um projeto no Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, localizado em São José do Jacuípe, Bahia. Investigando as histórias de vida e experiências de leitura literária dos participantes, o estudo visa compreender como o Clube contribui para o desenvolvimento leitor desses jovens. Utilizando a Sociologia da Leitura como base teórica, recorremos a especialistas como Roger Chartier, Robert Darnton, Chantal Horellou-Lafarge, Monique Segré e Márcia Abreu para analisar as histórias de leitura, e a Rildo Cosson, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Michèle Petit e Daniel Penac para discutir a formação leitora. A metodologia adotada é qualitativa, com foco na pesquisa narrativa e História Oral, conforme as diretrizes de Lucilia Delgado, Jovchelovitch e Bauer. Grupos de discussão baseados nos estudos de Wivian Weller foram realizados para entender as ações do Clube Deleit(ura), como promove o diálogo e a participação, e suas contribuições para a formação leitora. Complementarmente, entrevistas narrativas foram conduzidas para destacar as histórias individuais de leitura dos participantes. Os resultados revelam a significativa influência da leitura literária na vida desses jovens. O Clube Deleit(ura) se mostra como um espaço vital de experiências, acolhimento e desenvolvimento pessoal, evidenciando a relevância das práticas sociais de leitura em ambientes educacionais. As atividades do Clube não apenas enriquecem a experiência educacional, mas também contribuem para o crescimento pessoal e cultural dos estudantes, oferecendo um espaço seguro para exploração e diálogo. Este estudo ressalta a importância de iniciativas como o Clube Deleit(ura) para a formação leitora, demonstrando o poder da leitura literária como uma ferramenta de transformação pessoal e social, especialmente no contexto educacional. Ele destaca como essas práticas de leitura compartilhada podem moldar a percepção dos jovens sobre si mesmos e o mundo, fortalecendo suas habilidades de leitura e pensamento crítico.