Inicialmente, no Brasil, o direito à Educação era apenas para aquelas pessoas de classes mais abastadas, de modo que com o ensino de literatura não foi diferente, pois a leitura dos clássicos também era acessível só para este público. Neste contexto, a leitura literária servia para o indivíduo ter um bom comportamento, saber escrever e expressar-se bem. Hoje, esse cenário mudou e se busca ampliar e democratizar a leitura das obras literárias, inclusive a dos clássicos, por essa razão é importante estudarmos esse tema e sugerimos alternativas metodológicas para que as obras clássicas sejam lidas na escola por todos. Nessa perspectiva, uma forma de atrair o público leitor, em especial o infantojuvenil, é trabalharmos com obras adaptadas por apresentarem um volume menor, uma linguagem atual e edições mais recentes. Diante disso, este trabalho consiste, primeiramente, em analisarmos brevemente as adaptações da obra Os Miseráveis, realizada por Walcyr Carrasco (2011) e José Angeli (1998), com base nas categorias de análise da teoria de Gabriela Hardtke Bohm (2004). Em segundo lugar, apresentaremos uma proposta metodológica para ler o romance adaptado em sala de aula, fundamentando-a no Método Recepcional, de Bordini e Aguiar (1988), para alunos do 3° ano do Ensino Médio. Procuramos, assim, envolver nosso público leitor a partir da sua vivência e experiência com a leitura literária, visando uma aprendizagem significativa a partir dos conhecimentos prévios, da sua realidade e experiência de mundo e de leitura, propondo atividades em redes sociais, como o podcast, que fazem parte do cotidiano da maior parte do nosso público-alvo.