O ensino da micologia sofre algumas dificuldades quando se trata do aprendizado dos alunos, os conceitos são vistos de forma superficial o que gera uma dificuldade e a falta de recursos e materiais limita a experiência dos estudantes. Os fungos são seres que historicamente tiveram pouco reconhecimento, porém, estes organismos desempenham funções importantes para o ambiente em que vivem, uma vez que decompõem a matéria vegetal morta, reciclando elementos vitais, estabelecendo associações simbióticas com diversas plantas e beneficiando a vida humana por meio da fermentação e da síntese de antibióticos Assim, o presente trabalho vai ter como objetivo desenvolver uma aula-prática com enfoque nos fungos gerais e regionais, usando modelos didáticos. Para isso, será ministrada uma aula em turmas do 2º ano do ensino médio na escola Estadual Estado de Goiás no município de Imperatriz-MA, sendo o primeiro momento apresentação dos conceitos básicos, características importância, malefícios e benefícios e o segundo momento para exposição dos modelos didáticos e placas de petri cultivadas de fungos da região. Será aplicado um questionário qualitativo após a aplicação da aula-prática, para avaliar o conhecimento dos alunos e medir a eficácia da aula ministrada. Espera- se que, com a aula- prática ministradas os alunos compreendam e vivenciem a micologia de forma dinâmica, relacionado os conceitos teóricos com o cotidiano do aluno e como as práticas têm um papel de suma importância no aprendizado.