O trabalho em tela deriva da pesquisa em rede denominada “A educação básica em países da América Latina”, que se dedica a investigar diferentes políticas educacionais desenvolvidas em países membros do Mercosul e está inserido na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados. Propõe-se a analisar a política de formação de professores para os anos iniciais da educação básica fazendo um recorte entre Brasil e Argentina, desde a fundação do Mercosul, a fim de compreender como está organizada e normatizada essa legislação e de revelar qual concepção de educação a embasa. Com uma abordagem qualitativa, a investigação tem na pesquisa documental embasada por Cellard (2008) sua principal fonte de dados e utiliza-se da escolha metodológica de educação comparada fundamentada por Bonitatibus (1989) e Bray et all (2015). Consideram-se as similaridades históricas decorrentes da formação colonial e da inserção no mercado internacional em caráter periférico dos países analisados. A pesquisa pretende contribuir para a compreensão da concepção que embasa a política de formação dos professores dos anos iniciais de escolarização, etapa obrigatória nos dois países, partindo da comparação das legislações educacionais pertinentes e da prática dos cursos de formação inicial que preparam o professor para atuar nos anos iniciais da educação básica.