O estudo é recorte de uma dissertação de mestrado vinculada à Universidade Regional de Blumenau (FURB). Seu objetivo consiste em analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) por estudantes com Transtorno do Espectro Autista na Universidade Federal de Santa Catarina, visando sua contribuição para um melhor aprendizado, permanência e conclusão no ensino superior. Trata-se de um estudo socialmente importante haja vista o aumento do número desses estudantes no ensino superior (a UFSC adota, desde o ano de 2017, a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos de graduação, atendendo à Lei nº 13.409/2016). Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa do tipo exploratória-descritiva, de abordagem mista, caracterizada pela junção das análises quantitativa e qualitativa. Dessa forma, nossa coleta de dados contou com informações e levantamentos estatísticos da Universidade (etapa quantitativa) e com a utilização de questionários com perguntas abertas e fechadas, direcionadas aos estudantes com TEA (matriculados em cursos da graduação). Os resultados da análise quantitativa possibilitaram identificar um aumento desse público na instituição ao longo dos anos. Os resultados da análise qualitativa demonstraram que os estudantes com TEA da instituição consideram que as TICs contribuem de fato para a aprendizagem.