A construção sociocultural espacial e os sistemas de relações estabelecidos em espaços de lazer são constitutivas, em que as pessoas estabelecem e constroem relações afetivas. Por isso, precisa ser debatido, pensado e estabelecido. Conhecer as definições e leis que destacam e reconhecem o lazer como um direito de todos; debater sobre os diferentes espaços de lazer na cidade de Inhapi e pensar possibilidades de lazer para comunidade inhapiense foram objetivos estabelecidos. Este trabalho trata-se de um relato de experiência resultante de um projeto criado na disciplina “projeto integrador” que teve como pretensão construir um plano que visasse integrar a escola à comunidade. Deste modo, além de elaborar o tema, os alunos e a docente construíram um questionário com questões abertas e fechadas para aquela população, resultando assim em gráficos. Ademais, realizaram uma entrevista semiestruturada com a secretária de lazer do município e levaram os resultados e discussões para um documentário criado pelos próprios discentes da turma de 1° ano da Escola Estadual Ruben Nunes de Oliveira em Inhapi/Al. Como resultados, aponta-se que quando questionados sobre o que era lazer, uma quantidade significativa de cidadãos daquele município afirmou ser o fato de estar em casa; muitos asseguraram que a cidade não apresentava espaços públicos adequados para que pudessem se divertir e que o cansaço cotidiano dificultava praticar ações voltadas ao lazer. Em relação às ações propostas pela secretaria em ação conjunta com a prefeitura, pôde-se perceber que já havia projetos, mas que precisavam ser colocados em prática. Após cada etapa realizada, foi possível notar o envolvimento dos alunos e da comunidade. Destaca-se ainda que a população não só participou dando a sua opinião, mas também compareceu no dia da culminância do projeto para visualizar o documentário que continha as imagens capturadas, os dados colhidos e as discussões feitas.