RESENHAR: DO ENSINO MÉDIO À UNIVERSIDADE, UMA PRÁTICA NECESSÁRIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113502 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6601 "inscrito_id" => 10666 "titulo" => "RESENHAR: DO ENSINO MÉDIO À UNIVERSIDADE, UMA PRÁTICA NECESSÁRIA" "resumo" => "Este é o Relato de Experiência da oficina realizada na Biblioteca Escolar Estadual, que teve como sujeitos da pesquisa os estudantes do Ensino Médio Técnico, 1º, 2º e 3º anos do curso de Marketing e Publicidade. Sabe-se que no Brasil os estudantes são treinados durante todo o Ensino Fundamental e Médio para adquirirem habilidade na escrita de Redação, visando o ENEM e através dele o ingresso nas universidades. Entretanto após iniciar sua vida acadêmica esse mesmo estudante vai ser cobrado a produzir outros tipos de gêneros textuais aos quais não fora ensinado. A Resenha Crítica tem sido solicitada por professores nos diferentes níveis de aprendizagem e em cursos que não são exclusivos da área de Educação, Pedagogia e Letras. Daí a necessidade que a coordenadora da biblioteca escolar verificou em realizar a oficina para familiarizar e orientar os estudantes para esse tipo de letramento. É notório a dificuldade que egressos das universidades enfrentam quando o professor exige a produção de uma Resenha Crítica de um livro, filme ou outro tipo de produto cultural. A oficina dividida em módulos trabalhou: 1 - Atualização Gramatical (ortografia, acentuação e pontuação); 2 - Conceitos dos Gêneros Textuais e Diferenças entre Resumo, Sinopse e Resenha e 3 - Prática Escrita com a produção das resenhas. Para tal embasou-se teoricamente em Freire (2021) sobre a importância do ato de ler; Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) no que concerne a produção de textos acadêmicos – Resenha; Motta-Roth e Hendges (2010) acerca da produção textual na universidade, Marcuschi (2010) que reavalia o lugar da fala e da escrita nas sociedades e Bortoni-Ricardo em relação à pesquisa qualitativa. O projeto obteve êxito, formando escritores críticos, obtendo a participação de leitores assíduos que tiveram suas resenhas publicadas na página do aplicativo Skoob, a rede social para leitores do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10666_TB6601_09062024130239.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA MARIA DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rosângela Dias" "autor_email" => "rosangeladiasmestra@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113502 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6601 "inscrito_id" => 10666 "titulo" => "RESENHAR: DO ENSINO MÉDIO À UNIVERSIDADE, UMA PRÁTICA NECESSÁRIA" "resumo" => "Este é o Relato de Experiência da oficina realizada na Biblioteca Escolar Estadual, que teve como sujeitos da pesquisa os estudantes do Ensino Médio Técnico, 1º, 2º e 3º anos do curso de Marketing e Publicidade. Sabe-se que no Brasil os estudantes são treinados durante todo o Ensino Fundamental e Médio para adquirirem habilidade na escrita de Redação, visando o ENEM e através dele o ingresso nas universidades. Entretanto após iniciar sua vida acadêmica esse mesmo estudante vai ser cobrado a produzir outros tipos de gêneros textuais aos quais não fora ensinado. A Resenha Crítica tem sido solicitada por professores nos diferentes níveis de aprendizagem e em cursos que não são exclusivos da área de Educação, Pedagogia e Letras. Daí a necessidade que a coordenadora da biblioteca escolar verificou em realizar a oficina para familiarizar e orientar os estudantes para esse tipo de letramento. É notório a dificuldade que egressos das universidades enfrentam quando o professor exige a produção de uma Resenha Crítica de um livro, filme ou outro tipo de produto cultural. A oficina dividida em módulos trabalhou: 1 - Atualização Gramatical (ortografia, acentuação e pontuação); 2 - Conceitos dos Gêneros Textuais e Diferenças entre Resumo, Sinopse e Resenha e 3 - Prática Escrita com a produção das resenhas. Para tal embasou-se teoricamente em Freire (2021) sobre a importância do ato de ler; Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) no que concerne a produção de textos acadêmicos – Resenha; Motta-Roth e Hendges (2010) acerca da produção textual na universidade, Marcuschi (2010) que reavalia o lugar da fala e da escrita nas sociedades e Bortoni-Ricardo em relação à pesquisa qualitativa. O projeto obteve êxito, formando escritores críticos, obtendo a participação de leitores assíduos que tiveram suas resenhas publicadas na página do aplicativo Skoob, a rede social para leitores do Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10666_TB6601_09062024130239.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA MARIA DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rosângela Dias" "autor_email" => "rosangeladiasmestra@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }