Grande parte da cultura brasileira é herança dos povos originários, especialmente, africanos e indígenas, cuja contribuição se visualiza em diferentes aspectos, destacando-se, entre eles, os jogos e brincadeiras infantis. Dessa maneira, o artigo, tem por objetivo evidenciar a importância da herança cultural dos indígenas e africanos a respeito dos jogos e brincadeiras infantis, suas contribuições à cultura lúdico-corporal brasileira e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem escolar. O texto é fruto de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão da literatura, orientada por uma abordagem qualitativa, tendo como fonte de dados artigos produzidos no período de 2020 a 2024 e publicados em revistas especializadas da área educacional, inseridas na plataforma Scielo. Contribuíram com as discussões dos dados autores, tais como: Lauand (1991), Huizinga (2000) e Campos (2009). Os resultados obtidos confirmam a contribuição dos povos africanos e indígenas para a concepção de jogos e brincadeiras infantis brasileiros e sua repercussão no ambiente educacional, destacando-os como componentes da cultura lúdico-corporal brasileira que se expressa em diferentes ritmos, sons, corporeidades, jogos, brinquedos e brincadeiras. Por terem um caráter lúdico, os jogos e brincadeiras, principais elementos da cultura infantil, constituem-se em instrumentos mediadores de autoconhecimento e aprendizagem da cultura corporal brasileira, indígena e africana, bem como contribuem para uma aprendizagem escolar prazerosa e atrativa em que os estudantes são os protagonistas.