A CONTRIBUIÇÃO DOS POVOS AFRICANOS E INDÍGENAS PARA OS JOGOS E BRINCADEIRAS INFANTIS BRASILEIRAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108932 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 3502 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DOS POVOS AFRICANOS E INDÍGENAS PARA OS JOGOS E BRINCADEIRAS INFANTIS BRASILEIRAS" "resumo" => "Grande parte da cultura brasileira é herança dos povos originários, especialmente, africanos e indígenas, cuja contribuição se visualiza em diferentes aspectos, destacando-se, entre eles, os jogos e brincadeiras infantis. Dessa maneira, o artigo, tem por objetivo evidenciar a importância da herança cultural dos indígenas e africanos a respeito dos jogos e brincadeiras infantis, suas contribuições à cultura lúdico-corporal brasileira e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem escolar. O texto é fruto de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão da literatura, orientada por uma abordagem qualitativa, tendo como fonte de dados artigos produzidos no período de 2020 a 2024 e publicados em revistas especializadas da área educacional, inseridas na plataforma Scielo. Contribuíram com as discussões dos dados autores, tais como: Lauand (1991), Huizinga (2000) e Campos (2009). Os resultados obtidos confirmam a contribuição dos povos africanos e indígenas para a concepção de jogos e brincadeiras infantis brasileiros e sua repercussão no ambiente educacional, destacando-os como componentes da cultura lúdico-corporal brasileira que se expressa em diferentes ritmos, sons, corporeidades, jogos, brinquedos e brincadeiras. Por terem um caráter lúdico, os jogos e brincadeiras, principais elementos da cultura infantil, constituem-se em instrumentos mediadores de autoconhecimento e aprendizagem da cultura corporal brasileira, indígena e africana, bem como contribuem para uma aprendizagem escolar prazerosa e atrativa em que os estudantes são os protagonistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3502_TB108_26102024083355.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA RAYANE RIBEIRO SOUSA" "autor_nome_curto" => "Lara Rayane Rib" "autor_email" => "lararayaneribeiro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108932 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 3502 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DOS POVOS AFRICANOS E INDÍGENAS PARA OS JOGOS E BRINCADEIRAS INFANTIS BRASILEIRAS" "resumo" => "Grande parte da cultura brasileira é herança dos povos originários, especialmente, africanos e indígenas, cuja contribuição se visualiza em diferentes aspectos, destacando-se, entre eles, os jogos e brincadeiras infantis. Dessa maneira, o artigo, tem por objetivo evidenciar a importância da herança cultural dos indígenas e africanos a respeito dos jogos e brincadeiras infantis, suas contribuições à cultura lúdico-corporal brasileira e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem escolar. O texto é fruto de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão da literatura, orientada por uma abordagem qualitativa, tendo como fonte de dados artigos produzidos no período de 2020 a 2024 e publicados em revistas especializadas da área educacional, inseridas na plataforma Scielo. Contribuíram com as discussões dos dados autores, tais como: Lauand (1991), Huizinga (2000) e Campos (2009). Os resultados obtidos confirmam a contribuição dos povos africanos e indígenas para a concepção de jogos e brincadeiras infantis brasileiros e sua repercussão no ambiente educacional, destacando-os como componentes da cultura lúdico-corporal brasileira que se expressa em diferentes ritmos, sons, corporeidades, jogos, brinquedos e brincadeiras. Por terem um caráter lúdico, os jogos e brincadeiras, principais elementos da cultura infantil, constituem-se em instrumentos mediadores de autoconhecimento e aprendizagem da cultura corporal brasileira, indígena e africana, bem como contribuem para uma aprendizagem escolar prazerosa e atrativa em que os estudantes são os protagonistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3502_TB108_26102024083355.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA RAYANE RIBEIRO SOUSA" "autor_nome_curto" => "Lara Rayane Rib" "autor_email" => "lararayaneribeiro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }