Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO INTEGRADOR NO PROEJA-FIC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFRR/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110029
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1638
    "inscrito_id" => 8057
    "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR NO PROEJA-FIC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFRR/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE"
    "resumo" => "A administração está presente no nosso dia a dia. Assim, faz-se necessário perceber tal presença, sobretudo com foco em fazer com que os estudantes percebam, nas suas práticas cotidianas, os conteúdos que são abordados nas aulas. Essa percepção, além da reflexão, pode passar pela sistematização. Para contribuir nesse processo, a escrita exerce papel importante. Portanto, o objetivo do projeto integrador, objeto desse relato de experiência, foi oportunizar aos estudantes alternativas para a aprendizagem dos conteúdos dos componentes curriculares envolvidos no projeto proposto, integrando os componentes de “Língua Portuguesa III” e de “Fundamentos de Administração”. Participou do projeto uma turma de Assistente em Administração - PROEJA/FIC, formada por 12 (doze) estudantes que, ao longo do processo, paralelo aos conteúdos específicos de cada componente curricular, realizavam as atividades direcionadas ao projeto. Foi possível perceber o entusiasmo dos estudantes quando da realização dos textos, utilizando-se das suas práticas diárias, em diálogos com os conhecimentos técnicos abordados. A realização do projeto oportunizou não só a reflexão acerca da aplicabilidade dos conteúdos de administração trabalhados nas aulas, presentes em suas práticas diárias, mas também contribuiu para a sistematização dessas práticas. Assim, em que pese as dificuldades encontradas ao longo da execução do projeto, foi possível ter como resultado da experiência 12 (doze) produções textuais dos estudantes, possibilitando reflexões acerca dos conteúdos mobilizados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID8057_TB1638_05042024133714.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA ALVES DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "profa.adrianaamaral@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110029
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1638
    "inscrito_id" => 8057
    "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR NO PROEJA-FIC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFRR/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE"
    "resumo" => "A administração está presente no nosso dia a dia. Assim, faz-se necessário perceber tal presença, sobretudo com foco em fazer com que os estudantes percebam, nas suas práticas cotidianas, os conteúdos que são abordados nas aulas. Essa percepção, além da reflexão, pode passar pela sistematização. Para contribuir nesse processo, a escrita exerce papel importante. Portanto, o objetivo do projeto integrador, objeto desse relato de experiência, foi oportunizar aos estudantes alternativas para a aprendizagem dos conteúdos dos componentes curriculares envolvidos no projeto proposto, integrando os componentes de “Língua Portuguesa III” e de “Fundamentos de Administração”. Participou do projeto uma turma de Assistente em Administração - PROEJA/FIC, formada por 12 (doze) estudantes que, ao longo do processo, paralelo aos conteúdos específicos de cada componente curricular, realizavam as atividades direcionadas ao projeto. Foi possível perceber o entusiasmo dos estudantes quando da realização dos textos, utilizando-se das suas práticas diárias, em diálogos com os conhecimentos técnicos abordados. A realização do projeto oportunizou não só a reflexão acerca da aplicabilidade dos conteúdos de administração trabalhados nas aulas, presentes em suas práticas diárias, mas também contribuiu para a sistematização dessas práticas. Assim, em que pese as dificuldades encontradas ao longo da execução do projeto, foi possível ter como resultado da experiência 12 (doze) produções textuais dos estudantes, possibilitando reflexões acerca dos conteúdos mobilizados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID8057_TB1638_05042024133714.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA ALVES DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "profa.adrianaamaral@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A administração está presente no nosso dia a dia. Assim, faz-se necessário perceber tal presença, sobretudo com foco em fazer com que os estudantes percebam, nas suas práticas cotidianas, os conteúdos que são abordados nas aulas. Essa percepção, além da reflexão, pode passar pela sistematização. Para contribuir nesse processo, a escrita exerce papel importante. Portanto, o objetivo do projeto integrador, objeto desse relato de experiência, foi oportunizar aos estudantes alternativas para a aprendizagem dos conteúdos dos componentes curriculares envolvidos no projeto proposto, integrando os componentes de “Língua Portuguesa III” e de “Fundamentos de Administração”. Participou do projeto uma turma de Assistente em Administração - PROEJA/FIC, formada por 12 (doze) estudantes que, ao longo do processo, paralelo aos conteúdos específicos de cada componente curricular, realizavam as atividades direcionadas ao projeto. Foi possível perceber o entusiasmo dos estudantes quando da realização dos textos, utilizando-se das suas práticas diárias, em diálogos com os conhecimentos técnicos abordados. A realização do projeto oportunizou não só a reflexão acerca da aplicabilidade dos conteúdos de administração trabalhados nas aulas, presentes em suas práticas diárias, mas também contribuiu para a sistematização dessas práticas. Assim, em que pese as dificuldades encontradas ao longo da execução do projeto, foi possível ter como resultado da experiência 12 (doze) produções textuais dos estudantes, possibilitando reflexões acerca dos conteúdos mobilizados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.