PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PERÍODO PÓS-PANDÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110610 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2449 "inscrito_id" => 9458 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PERÍODO PÓS-PANDÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "No Brasil, mesmo após o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), a pandemia de Covid-19 continua sendo pauta de relevância em diversos setores socioeconômicos, especialmente quando considerado a elaboração e implementação de estratégias que visam amenizar ou eliminar as sequelas decorrentes da pandemia. Entre os setores mais afetados, está a educação. Compõe esse estudo, um relato de experiências sobre práticas pedagógicas efetivadas após a pandemia de Covid-19 com estudantes do Ensino Fundamental I de uma escola pública, localizada em um bairro periférico, na cidade de Juazeiro do Norte, interior do Ceará. Para tanto, utilizou-se de observação participante, estudos bibliográficos e documentais, realizados durante o período letivo de 2023. Constatou-se que, no contexto da turma observada, a pandemia resultou em um conjunto de dificuldades que refletiram diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Já no início do ano letivo, observou-se que, quase a totalidade dos estudantes apresentavam expressivas dificuldades em questões básicas como o reconhecimento de letras e sílabas, sendo necessário mudanças estratégicas no planejamento pedagógico, com vista a sanar as deficiências causadas pela ausência de interações presenciais no período pandêmico. Conclui-se que, a ideia de “normalidade” pós-pandêmica, presente em alguns discursos sociopolíticos não correspondem à realidade dessa turma e, possivelmente, em muitos outros contextos da educação brasileira, também demandem reflexões mais críticas e aprofundadas, para que assim, possam ser formuladas estratégias que auxiliem na superação das dificuldades de aprendizagem presentes no cotidiano dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9458_TB2449_27102024233730.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DÁGELA DE JESUS AUGUSTO" "autor_nome_curto" => "MARIA DÁGELA" "autor_email" => "dagelapedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110610 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2449 "inscrito_id" => 9458 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PERÍODO PÓS-PANDÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "No Brasil, mesmo após o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), a pandemia de Covid-19 continua sendo pauta de relevância em diversos setores socioeconômicos, especialmente quando considerado a elaboração e implementação de estratégias que visam amenizar ou eliminar as sequelas decorrentes da pandemia. Entre os setores mais afetados, está a educação. Compõe esse estudo, um relato de experiências sobre práticas pedagógicas efetivadas após a pandemia de Covid-19 com estudantes do Ensino Fundamental I de uma escola pública, localizada em um bairro periférico, na cidade de Juazeiro do Norte, interior do Ceará. Para tanto, utilizou-se de observação participante, estudos bibliográficos e documentais, realizados durante o período letivo de 2023. Constatou-se que, no contexto da turma observada, a pandemia resultou em um conjunto de dificuldades que refletiram diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Já no início do ano letivo, observou-se que, quase a totalidade dos estudantes apresentavam expressivas dificuldades em questões básicas como o reconhecimento de letras e sílabas, sendo necessário mudanças estratégicas no planejamento pedagógico, com vista a sanar as deficiências causadas pela ausência de interações presenciais no período pandêmico. Conclui-se que, a ideia de “normalidade” pós-pandêmica, presente em alguns discursos sociopolíticos não correspondem à realidade dessa turma e, possivelmente, em muitos outros contextos da educação brasileira, também demandem reflexões mais críticas e aprofundadas, para que assim, possam ser formuladas estratégias que auxiliem na superação das dificuldades de aprendizagem presentes no cotidiano dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9458_TB2449_27102024233730.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DÁGELA DE JESUS AUGUSTO" "autor_nome_curto" => "MARIA DÁGELA" "autor_email" => "dagelapedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }