A pesquisa ora apresentada tem como tema “Dança em Arte: a abordagem da Dança no componente curricular de Arte no Ensino Fundamental II em CETIs de Manaus”, e seu objetivo é investigar como a Dança é abordada no componente curricular de Arte no 9º ano do Ensino Fundamental, se há a devida atenção à Dança como área de conhecimento. O problema vem a partir de que temos a obrigatoriedade do ensino de Dança em Arte, a partir da Lei 13.278/2016, e tem suas competências pautadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de que os CETIs têm (ou deveriam ter) estrutura adequada para aulas de Dança. A abordagem desta pesquisa é de cunho qualitativo com finalidade exploratória por meio da técnica de observação participante, sendo o local de pesquisa dois Centros Educacionais de Tempo Integral em Manaus-AM: CETI Bilíngue Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo e CETI João dos Santos Braga. Foram entrevistados 3 (três) professores de Arte dessas escolas e 111 (cento e onze) alunos das turmas de 9º ano. Ao falar de Dança na escola fizemos uso das teorias de Pinto (2015), Marques (2010), Rengel (2007) e Strazzacappa (2006). Para contextualizar a discussão de escolas de tempo integral usamos Cavaliere (2009) e Maciel e Silva (2018), sem deixar de lado uma leitura da BNCC (BRASIL, 2018). Nos resultados podemos perceber a existência de uma ansiedade por parte dos alunos por aulas de Dança, aulas que compreendam os aspectos mais inerentes da Dança nas suas características artísticas e corponectivas. Encontramos os professores sufocados pelas exigências tanto de sua profissão quanto do ambiente escolar, por falta de tempo, falta de incentivo, entre outros. Entretanto, há uma migração das práticas de Dança do componente curricular de Educação Física para o componente de Arte, abrindo espaços para abordagens mais profundas da Dança.