A pesquisa ora apresentada tem como objetivo discutir o processo de construção da identidade profissional de estudantes (bolsistas e voluntários) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Núcleo de Pedagogia, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)/Universidade Federal do Piauí (UFPI). De caráter teórico-bibliográfico e documental (Bogdan & Biklen, 1994), adota como fonte de pesquisa os relatórios finais submetidos junto a Plataforma Freire pelos estudantes que integraram o Núcleo de Pedagogia, CAFS/UFPI ao longo do biênio 2022/2024. A partir da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011), e dos estudos de autores como Nóvoa (1995; 2009), Gatti (2013), Imbernón (2001), Pimenta (2005), Freitas (2002), Libâneo (2010) e Lemos & Azevedo (2017), evidenciamos aspectos que marcam a inserção das/os estudantes no PIBID e o processo de construção da identidade profissional docente. Os relatórios analisados evidenciam como as/os estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia CAFS/UFPI mudaram sua percepção sobre o processo de formação e de atuação profissional a partir das experiências e vivências construídas ao longo das atividades desenvolvidas no PIBID junto a Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tais mudanças podem ser evidenciadas no modo como estas/estes estudantes expressam os sentidos e significados construídos sobre a formação inicial, as relações construídas com as crianças e com os demais agentes educativos que constituem as Escolas-campo, e com a profissão, sobretudo no que se refere a valorização profissional do Magistério da Educação Básica.