O PIBID E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAFS/UFPI
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112189 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4714 "inscrito_id" => 13694 "titulo" => "O PIBID E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAFS/UFPI" "resumo" => "A pesquisa ora apresentada tem como objetivo discutir o processo de construção da identidade profissional de estudantes (bolsistas e voluntários) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Núcleo de Pedagogia, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)/Universidade Federal do Piauí (UFPI). De caráter teórico-bibliográfico e documental (Bogdan & Biklen, 1994), adota como fonte de pesquisa os relatórios finais submetidos junto a Plataforma Freire pelos estudantes que integraram o Núcleo de Pedagogia, CAFS/UFPI ao longo do biênio 2022/2024. A partir da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011), e dos estudos de autores como Nóvoa (1995; 2009), Gatti (2013), Imbernón (2001), Pimenta (2005), Freitas (2002), Libâneo (2010) e Lemos & Azevedo (2017), evidenciamos aspectos que marcam a inserção das/os estudantes no PIBID e o processo de construção da identidade profissional docente. Os relatórios analisados evidenciam como as/os estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia CAFS/UFPI mudaram sua percepção sobre o processo de formação e de atuação profissional a partir das experiências e vivências construídas ao longo das atividades desenvolvidas no PIBID junto a Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tais mudanças podem ser evidenciadas no modo como estas/estes estudantes expressam os sentidos e significados construídos sobre a formação inicial, as relações construídas com as crianças e com os demais agentes educativos que constituem as Escolas-campo, e com a profissão, sobretudo no que se refere a valorização profissional do Magistério da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13694_TB4714_22052024125813.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELY SILVA ROSA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "MARIELY LUCENA" "autor_email" => "maryellylucena07@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112189 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4714 "inscrito_id" => 13694 "titulo" => "O PIBID E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAFS/UFPI" "resumo" => "A pesquisa ora apresentada tem como objetivo discutir o processo de construção da identidade profissional de estudantes (bolsistas e voluntários) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Núcleo de Pedagogia, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS)/Universidade Federal do Piauí (UFPI). De caráter teórico-bibliográfico e documental (Bogdan & Biklen, 1994), adota como fonte de pesquisa os relatórios finais submetidos junto a Plataforma Freire pelos estudantes que integraram o Núcleo de Pedagogia, CAFS/UFPI ao longo do biênio 2022/2024. A partir da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011), e dos estudos de autores como Nóvoa (1995; 2009), Gatti (2013), Imbernón (2001), Pimenta (2005), Freitas (2002), Libâneo (2010) e Lemos & Azevedo (2017), evidenciamos aspectos que marcam a inserção das/os estudantes no PIBID e o processo de construção da identidade profissional docente. Os relatórios analisados evidenciam como as/os estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia CAFS/UFPI mudaram sua percepção sobre o processo de formação e de atuação profissional a partir das experiências e vivências construídas ao longo das atividades desenvolvidas no PIBID junto a Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tais mudanças podem ser evidenciadas no modo como estas/estes estudantes expressam os sentidos e significados construídos sobre a formação inicial, as relações construídas com as crianças e com os demais agentes educativos que constituem as Escolas-campo, e com a profissão, sobretudo no que se refere a valorização profissional do Magistério da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13694_TB4714_22052024125813.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELY SILVA ROSA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "MARIELY LUCENA" "autor_email" => "maryellylucena07@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }