A literatura infantil desempenha um papel fundamental no processo de alfabetização e letramento, visto que coopera para o desenvolvimento da linguagem, criatividade, imaginação e compreensão do mundo. Ao fazer uso de histórias, as crianças percorrem diferentes realidades, expandem seu vocabulário, aprendem no que diz respeito a valores e emoções, e desenvolvem habilidades de leitura e escrita. Em consequência, a literatura infantil desencadeia o interesse pela leitura, tornando-a uma prática aprazível e enriquecedora para as crianças. Dessa forma, o presente trabalho busca refletir a importância da contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), no Currículo da Educação Infantil de Pernambuco (2019), além das concepções de Soares (2008), Tfouni (2006), Kleiman (2005), dentre outros. Durante a construção do estudo, ficou evidente que a prática da contação de histórias na educação infantil é uma ação pedagógica que estimula desde a imaginação até a leitura. No entanto, faz-se necessário revisar a formação do corpo docente para a formação de leitores sucessores e a organização do ambiente escolar para essas vivências. Além disso, os resultados apontam os benefícios da literatura no processo de alfabetização e letramento, os quais enriquecem a compreensão do mundo ao redor e são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças.