O IMPACTO DOS ESCRITORES DA LIBERDADE NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE EXPANDIDA DO FILME THE FREEDOM WRITERS DIARIES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111326 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3454 "inscrito_id" => 9162 "titulo" => "O IMPACTO DOS ESCRITORES DA LIBERDADE NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE EXPANDIDA DO FILME THE FREEDOM WRITERS DIARIES" "resumo" => "O filme The Freedom Writers Diaries (2007) (Escritores da Liberdade) narra um cenário de muitos desafios pelos quais a professora Erin Gruwell passa diariamente em suas vivências escolares, fazendo com que fosse necessário criar uma abordagem significativa, de modo a ocasionar, assim, um diálogo afetivo e transformador para o grupo de alunos da sala 203. A produção desta pesquisa partiu da seguinte questão-problema: Como o filme Escritores da Liberdade pode ser utilizado como ferramenta educacional para promover a conscientização sobre direitos humanos e incentivar a reflexão sobre questões sociais relevantes na educação? Para tanto, objetivou-se analisar o impacto dos escritores da liberdade na promoção da educação e dos direitos humanos percebido no filme The Freedom Writers Diaries (2007). Para a realização dos objetivos utilizou-se o método dedutivo, por meio de análise bibliográfica e análise fílmica, aplicada no exame do filme ora citado. Da apreciação da película, impõe-se observa a realidade dos alunos da classe 203 que, precipuamente, reportava o grave contexto de desigualdade social ao qual os alunos eram submetidos, haja vista as graves questões etinico-raciais e de xenofobia, de violência policial e entre as gangues, das questões familiares e omissão do estado, entre outros pontos. Por outro lado, cumpre apontar o papel crucial a postura ativa da educadora enquanto agente principal para a inserção do alunato também como agentes ativos na perspectiva educacional, com efeito à melhoria das notas dos alunos, a melhoria da percepção do mundo e crítica às suas realidades particulares, observando-se a configuração dos direitos humanos básico a esses discentes. Dessa forma vê-se que a emancipação do homem se dá por meio de um processo educativo, que visa transformar a sua realidade, e dos indivíduos a sua volta, compreendendo assim o papel de agente transformador no contexto social a qual está inserido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID9162_TB3454_08042024224031.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILBÂNER FEITOSA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "WILBÂNER" "autor_email" => "wilbanefeitosa@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111326 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3454 "inscrito_id" => 9162 "titulo" => "O IMPACTO DOS ESCRITORES DA LIBERDADE NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE EXPANDIDA DO FILME THE FREEDOM WRITERS DIARIES" "resumo" => "O filme The Freedom Writers Diaries (2007) (Escritores da Liberdade) narra um cenário de muitos desafios pelos quais a professora Erin Gruwell passa diariamente em suas vivências escolares, fazendo com que fosse necessário criar uma abordagem significativa, de modo a ocasionar, assim, um diálogo afetivo e transformador para o grupo de alunos da sala 203. A produção desta pesquisa partiu da seguinte questão-problema: Como o filme Escritores da Liberdade pode ser utilizado como ferramenta educacional para promover a conscientização sobre direitos humanos e incentivar a reflexão sobre questões sociais relevantes na educação? Para tanto, objetivou-se analisar o impacto dos escritores da liberdade na promoção da educação e dos direitos humanos percebido no filme The Freedom Writers Diaries (2007). Para a realização dos objetivos utilizou-se o método dedutivo, por meio de análise bibliográfica e análise fílmica, aplicada no exame do filme ora citado. Da apreciação da película, impõe-se observa a realidade dos alunos da classe 203 que, precipuamente, reportava o grave contexto de desigualdade social ao qual os alunos eram submetidos, haja vista as graves questões etinico-raciais e de xenofobia, de violência policial e entre as gangues, das questões familiares e omissão do estado, entre outros pontos. Por outro lado, cumpre apontar o papel crucial a postura ativa da educadora enquanto agente principal para a inserção do alunato também como agentes ativos na perspectiva educacional, com efeito à melhoria das notas dos alunos, a melhoria da percepção do mundo e crítica às suas realidades particulares, observando-se a configuração dos direitos humanos básico a esses discentes. Dessa forma vê-se que a emancipação do homem se dá por meio de um processo educativo, que visa transformar a sua realidade, e dos indivíduos a sua volta, compreendendo assim o papel de agente transformador no contexto social a qual está inserido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID9162_TB3454_08042024224031.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILBÂNER FEITOSA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "WILBÂNER" "autor_email" => "wilbanefeitosa@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }