O filme The Freedom Writers Diaries (2007) (Escritores da Liberdade) narra um cenário de muitos desafios pelos quais a professora Erin Gruwell passa diariamente em suas vivências escolares, fazendo com que fosse necessário criar uma abordagem significativa, de modo a ocasionar, assim, um diálogo afetivo e transformador para o grupo de alunos da sala 203. A produção desta pesquisa partiu da seguinte questão-problema: Como o filme Escritores da Liberdade pode ser utilizado como ferramenta educacional para promover a conscientização sobre direitos humanos e incentivar a reflexão sobre questões sociais relevantes na educação? Para tanto, objetivou-se analisar o impacto dos escritores da liberdade na promoção da educação e dos direitos humanos percebido no filme The Freedom Writers Diaries (2007). Para a realização dos objetivos utilizou-se o método dedutivo, por meio de análise bibliográfica e análise fílmica, aplicada no exame do filme ora citado. Da apreciação da película, impõe-se observa a realidade dos alunos da classe 203 que, precipuamente, reportava o grave contexto de desigualdade social ao qual os alunos eram submetidos, haja vista as graves questões etinico-raciais e de xenofobia, de violência policial e entre as gangues, das questões familiares e omissão do estado, entre outros pontos. Por outro lado, cumpre apontar o papel crucial a postura ativa da educadora enquanto agente principal para a inserção do alunato também como agentes ativos na perspectiva educacional, com efeito à melhoria das notas dos alunos, a melhoria da percepção do mundo e crítica às suas realidades particulares, observando-se a configuração dos direitos humanos básico a esses discentes. Dessa forma vê-se que a emancipação do homem se dá por meio de um processo educativo, que visa transformar a sua realidade, e dos indivíduos a sua volta, compreendendo assim o papel de agente transformador no contexto social a qual está inserido.