A presente pesquisa tem como objetivo relatar, refletir e discutir aspectos do processo de ensino-aprendizagem vivenciado por um licenciando em Química, em uma abordagem investigativa, desenvolvida em uma atividade sobre conhecimentos químicos de soluções eletrolíticas. Tal atividade ocorreu em uma aula inaugural no Clube de Ciências da UFPA. O Clube de Ciências é um espaço institucional de formação inicial de professores e de iniciação científica infantojuvenil. A pesquisa assume o viés qualitativo, na modalidade narrativa, por compreender experiências singulares, narradas e vividas no contexto de vida do colaborador. Como textos de campo, utilizamos nesta pesquisa, o diário de campo e registros fotográficos, retratando as perspectivas analisadas e interpretadas. A atividade foi desenvolvida com estudantes da educação básica de diversos níveis de escolaridade, no qual foi realizada uma pergunta investigativa acerca da temática, constituindo-se o problema como: “Porque corremos o risco de tomarmos um choque ao pegarmos em uma tomada com a mão molhada?”. Com isso, foi possível testar como diferentes soluções possuíam ou não, a capacidade de conduzir a energia das baterias para ligar um LED. Nesta prática é possível identificar que, mesmo tratando-se de estudantes que não são o público-alvo da Química e/ou da Física, possuem indicativos correspondentes ao conhecimento de tais temáticas por meio de suas experiências. Além disso, a experimentação em uma perspectiva investigativa, possibilita compreendê-la como uma relevante ferramenta, que contribui para o ensino de Química, podendo gerar engajamento e motivação e iniciação científica. Para o professor, oportuniza o desenvolvimento da criatividade e estratégias de ensino, à medida que aproxima o aluno do aspecto investigativo-crítico-científico.