O intercâmbio proporciona uma troca de experiências, conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Tratando-se da área da educação e como principal objetivo, incluem-se as pedagógicas que enriquecem a prática profissional. O estudo aborda a experiência de um intercâmbio e sua contribuição para a formação docente, analisando as relações de proximidade estabelecidas com pessoas de diferentes países, durante o período de mestrado. A colaboração permite que professores, gestores e estudantes tenham acesso a diferentes perspectivas acerca do processo de ensino e aprendizagem, além de promover o desenvolvimento de projetos conjuntos, pesquisas e internacionalização das instituições de ensino. Além disso, o intercâmbio contribui para o fortalecimento dos laços culturais e históricos, neste caso, entre Brasil e Portugal. Por conta disso, este trabalho apresenta um relato de experiência, por ser uma produção de conhecimento voltado para a vivência acadêmica intercultural na educação. A experiência de intercâmbio em uma universidade portuguesa, com visita à escolas e hospital com um grupo de profissionais atuantes na educação de diversos países, como Angola, Cabo Verde, Itália, Portugal e Brasil, teve viés pedagógico e formativo alcançando o objetivo de interlocução entre teoria e prática dentre as disciplinas, estudo teórico e de campo. Como conclusão, é possível afirmar que, além de alcançar os objetivos propostos para o estudo, houve numerosos benefícios decorrentes do desenvolvimento dessa atividade.